Câmara e Parques de Sintra assinam protocolo na defesa do património

A estrada florestal entre o entre o cruzamento dos Capuchos e a estrada da Azóia, vai ser repavimentada pela empresa Parques de Sintra Monte da Lua (PSML)

Autarquia de Sintra e Parques de Sintra assinam protocolo | Foto: DR CMS / Pedro Tomé

A estrada florestal entre o entre o cruzamento dos Capuchos e a estrada da Azóia, na freguesia de Colares, no concelho de Sintra, vai ser repavimentada pela Parques de Sintra Monte da Lua (PSML). Uma obra que decorre de um protocolo assinado esta segunda-feira entre a autarquia e a empresa que gere os parques de Sintra.

Para o presidente do município, Basílio Horta, era exigível esta colaboração, uma vez que a Parques de Sintra é quem “mais utiliza aquele troço e foi quem se mostrou disponível para o recuperar”.

“A repavimentação da estrada florestal é um ato muito importante na defesa do nosso património”, acrescentou o autarca.

Também para o presidente da PSML, Manuel Baptista, “é uma obra de extrema importância já que tem havido algumas queixas por parte de turistas”.

Na ocasião, a Câmara de Sintra e a PSML assinaram um outro protocolo de cedência de utilização do Parque das Merendas e da Quinta Mont Fleuri, bem como a doação do projeto de requalificação do Parque da Liberdade e do Parque dos Castanheiros.

Basílio Horta explicou esta cedência por parte da autarquia à PSML com os galardões nacionais e internacionais que a empresa tem vindo a receber nos últimos anos. “É lógico que a Parques de Sintra assumisse este trabalho de requalificação”, afirmou o autarca, acrescentando que vem ao encontro daquilo que “é pretendido, ou seja, uma utilização pedonal da serra”.

O presidente da PSML disse ainda que “está para breve a assinatura de um protocolo com a Estradas de Portugal para a recuperação das faixas florestais na serra de Sintra”.