O parque de estacionamento junto ao interface ferroviário de Agualva-Cacém, concluído desde 2011, abre na sexta-feira ao público após ter sido entregue à Câmara de Sintra, com utilização para já gratuita.
O autossilo de quatro pisos, com 211 lugares, entra em funcionamento a partir das 10:00 desta sexta-feira, após um investimento municipal de 143 mil euros, com acesso gratuito previsto “até ao segundo trimestre de 2018”, adiantou fonte camarária.
A utilização gratuita decorre da construção de 4.500 metros de ciclovia e percurso pedonal entre Agualva-Cacém e Massamá-Barcarena, onde em abril deste ano abriu outro parque, também sem cobrança.
Os dois parques, integrados na remodelação da Linha de Sintra, ficaram concluídos em 2011 (Agualva-Cacém) e em 2013 (Massamá-Barcarena), mas permaneceram fechados e sem uso, apenas sendo subconcessionados ao município em setembro de 2016 pela Infraestruturas de Portugal (IP).
Após obras de adaptação, os dois pisos inferiores da estação que serve a zona urbana de Massamá passaram a ter uma “capacidade para 552 viaturas ligeiras, 38 motos e 36 bicicletas”, segundo a autarquia.
O parque de Agualva-Cacém, construído para 308 viaturas, separado da estação, paralelo à linha férrea, permaneceu fechado e à mercê de vandalismo durante anos.
Apesar de estar fechado, beneficiou de trabalhos adicionais, como alargamento das rampas de acesso no interior do silo, para evitar danos nos veículos, problema detetado na receção provisória da obra.