As últimas semanas têm sido de preocupação junto da Proteção Civil em Sintra. Em causa a ocorrência de várias tentativas de fogo posto na zona da serra de Sintra.

O SINTRA NOTÍCIAS apurou que as autoridades policiais já estão no terreno, nomeadamente a Polícia Judiciária, a investigar estes casos. Fonte dos bombeiros revelou ao SINTRA NOTÍCIAS que um dos locais referenciado, junto da serra de Sintra, já foi alvo de quatro tentativas de fogo. A pronta e eficaz intervenção dos bombeiros evitou o pior. O local é considerado “estratégico” para quem pertenda causar um grande dano na serra. “Há muitos anos que não somos confrontados com uma situação destas, o que tem causado muita preocupação”, revela a mesma fonte.

A criação de uma equipa permanente de sapadores florestais, foi uma das medidas concretizadas no início deste ano pela Câmara Municipal de Sintra e pela Parques de Sintra e Monte da Lua. A equipa tem sido fundamental, nesta fase, na vigilância e prevenção dos incêndios na serra de Sintra, mantendo uma presença permanente na zona.

Os sapadores florestais atua na serra de Sintra, numa área de 4000 hectares, mas também no resto do território do concelho, incluindo a serra da Carregueira, sempre que for declarada “situação de alerta, contingência ou calamidade”.