A autarquia de Sintra pretende “disponibilizar mais de 100 habitações para arrendamento jovem até 2020”, assegurou Basílio Horta durante a assinatura do protocolo de cooperação entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU) e o município de Sintra, no âmbito do programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível desenvolvido por aquela entidade pública.

“É preciso investir nos jovens que serão o futuro do nosso concelho e do nosso país. Pretendemos disponibilizar mais habitações até 2020 para os jovens do nosso concelho, de maneira a fixá-los por cá”, mencionou Basílio Horta, recordando o programa de incentivo ao arrendamento jovem lançado pela autarquia este ano: “dá a possibilidade aos jovens com menos de 30 anos de arrendar casa por valores inferiores aos praticados no mercado e está a ser um sucesso, pois existem 400 candidatos para primeiras 12 casas abrangidas”.

O Regulamento do Arrendamento Jovem promove o aproveitamento dos recursos municipais, no que respeita aos fogos municipais, estabelecendo critérios de cedência uniformes. “O município tem fogos habitacionais devolutos e em condições de serem arrendados e estão e vão ser aproveitados para esta finalidade”, mencionou ainda o presidente da Câmara.

O comunicado da autarquia esclarece ainda que as candidaturas para o sorteio de atribuição de fogos habitacionais, ao abrigo do Programa Municipal de Arrendamento Jovem, decorreram entre 14 de fevereiro e 31 de março 2017.