NewsMuseum inaugura exposição sobre luta contra o machismo através dos media

Dia 25 de abril, às 15h30, inauguração de exposição temporária Macho Media

O NewsMuseum inaugura a 25 de abril, data que marca o seu primeiro aniversário, às 15h30, a exposição temporária Macho Media, uma experiência multimédia interativa em torno dos principais marcos e episódios mediáticos da luta contra o machismo e a emancipação feminina. Afinal, quão machistas ainda somos?

Para a inauguração da exposição foi convidado um leque de personalidades femininas com destaque em várias áreas da vida pública nacional. A ocasião servirá também para fazer uma homenagem a Manuela de Azevedo, a primeira jornalista a obter a carteira profissional em Portugal.

Alguns dos principais conteúdos da exposição vão ser apresentados num filme exposto em 200º, numa espécie de tablet gigante que reveste as paredes do Lounge do Museu. Pelas restantes salas, o visitante é desafiado a interagir e confrontado com dados e perguntas que desafiam estereótipos, avaliando, até, o seu grau de machismo.

“Poucas pessoas saberão que Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a votar em Portugal, em 1911, mas que foram precisos mais 63 anos para o voto se tornar universal, precisamente a partir do 25 de abril de 1974.

Pela lente dos Media, o NewsMuseum passa em revista os marcos desta luta centenária, de forma totalmente inesperada e inovadora”, resume Rodrigo Moita de Deus, diretor do NewsMuseum.

A exposição foi desenvolvida em parceria com a plataforma feminista Capazes.

Exposição temporária Macho Media
NewsMuseum, Sintra
Inauguração dia 25 de abril, às 15h30
Patente até ao final do ano