Ampliação da Escola Básica da Venda do Pinheiro foi concluída

Parque escolar do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Escola Básica da Venda do Pinheiro

O Município de Mafra foi o primeiro a celebrar um protocolo de colaboração com o Ministério da Educação, que tem competências na gestão do parque escolar do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, de modo a assegurar a ampliação da referida Escola Básica da Venda do Pinheiro.

Nestes termos, o Município apresentou uma candidatura em sede do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Lisboa 2020, prescindindo de fundos comunitários que poderiam ser aplicados em infraestruturas da competência municipal, sendo a metade remanescente do custo da empreitada assegurada pela Autarquia e pelo Ministério da Educação, em partes iguais.

“Ainda que com prejuízo para o seu próprio orçamento, o Município assumiu ser solução, de forma a garantir a concretização de um equipamento que é absolutamente crucial para a formação das novas gerações”, evidenciou o Presidente da Câmara Municipal.

As obras realizadas permitiram criar mais 12 novas salas de aulas, biblioteca, sala de informática, laboratórios, mais instalações sanitárias e espaços complementares, ampliar o refeitório e disponibilizar condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

A capacidade foi ampliada para 1.100 alunos, atendendo ao crescimento demográfico registado no Concelho de Mafra e, muito especialmente, na zona de influência pedagógica deste estabelecimento de ensino, correspondente à União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés e à Freguesia do Milharado.

A cerimónia hoje realizada ficou marcada, para além de um momento musical, da visita às instalações e de um beberete servido pelos alunos do Curso de Serviço de Mesa, pelas intervenções do Diretor do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, José António Felgueiras, do Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, e da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

Nesta ocasião, o edil anunciou que, brevemente, se iniciam as obras de construção do Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, contíguo à escola. Explicou que esta nova centralidade, aliando a educação ambiental ao lazer e à mobilidade, integra vários equipamentos, como o Centro Interpretativo do Rio Lizandro, espaços desportivos, um interface autocarros/veículos privados, um parque de estacionamento com mais de 180 lugares, entre outros.

Estas infraestruturas beneficiarão a acessibilidade à escola e a segurança dos próprios alunos, estando prevista a construção de uma nova portaria que permitirá a ligação direta entre a escola e o parque.