Junta de Massamá/Monte Abraão entre os finalistas do “Prémio Boas Práticas de Participação”

O projeto da Junta da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão é um dos cinco finalistas do “Prémio Boas Práticas de Participação”.

Este é o resultado final da fase de avaliação das candidaturas ao prémio. A fase seguinte será uma votação pública.

O “Prémio de Boas Práticas de Participação” consiste numa iniciativa da Rede de Autarquias Participativas (RAP), que se constituiu a 3 de Dezembro de 2014. A RAP nasceu no âmbito do Projeto Portugal Participa, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto entidade gestora do Programa Cidadania Ativa, com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein, através do EEA Grants.

Este Prémio, de carácter anual, visa constituir um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa. Pretende-se desta forma reconhecer e valorizar instrumentos que apelem ao envolvimento dos cidadãos em toda a esfera da vida pública, ou seja, na elaboração, gestão, implementação e avaliação de políticas públicas; fomentar o desenvolvimento dessas práticas; incentivar iniciativas capazes de reconstruir a confiança na democracia portuguesa através da criação de espaços de partilha de poder entre a Administração Pública e cidadãos; e ainda, construir um historial de boas práticas de democracia participativa no país.

As cinco práticas finalistas que são:
1: Biblioteca Humana de Valongo
2: Eco Parlamento de Guimarães
3: Águeda Living Lab
4: Orçamento Participativo da Lourinhã
5: Orçamento Participativo da UF Massamá e Monte Abraão