Tráfico de pessoas a ser investigado pelo Tribunal de Sintra

25 detidos por tráfico de pessoas e 19 arguidos em prisão preventiva

Tribunal de Sintra | Foto: Sintra Notícias

A Polícia Judiciária deteve 25 pessoas, 19 das quais estão em prisão preventiva, por suspeitas de ligação a uma rede internacional ligada a crimes de tráfico de pessoas e associação criminosa, informou esta quinta-feira a PJ.

Em comunicado, a PJ refere que a investigação decorria há perto de ano e meio e que com a cooperação internacional da Embaixada da Roménia foi possível identificar e desmantelar um grupo criminoso que explorava a título laboral e sexual dezenas de vítimas.

O grupo, composto por homens e mulheres, angariava mão-de-obra, mediante a promessa de melhoria de vida, a qual depois exploravam, com recurso a grande violência, ameaça física e coação. Além disso, exploravam sexualmente as mulheres e extorquiam pessoas em vários locais portugueses, acrescenta o documento.

As últimas detenções ocorreram há poucos dias na Suécia e na Roménia, em cumprimento de mandados de detenção europeus.

A Polícia Judiciária crê ter desmantelado na totalidade o grupo criminoso e acrescenta estar convicta de que mais de 50 vítimas deixaram de estar subjugadas à exploração a que foram submetidas pelo grupo.

Para a PJ, o número real de vítimas do grupo cifra-se a mais de uma centena, aguardando agora a extradição dos suspeitos presos no estrangeiro.

Sintra Notícias com Correio da Manhã