Combustíveis sobem na próxima semana

Combustíveis voltam a subir

Segundo apurou o Jornal Económico, numa das cadeias de marca branca em hipermercados o preço por litro de gasóleo deverá registar uma ligeira subida de 0,0074 euros a partir de segunda-feira e 0,0034 euros no caso do litro de gasolina.

Já nas principais gasolineiras, informaram fontes do sector, os avanços no preço da gasolina deverão chegar até meio cêntimo, enquanto no gasóleo a subida deverá ser de um cêntimo por litro.

A justificar a ligeira subida dos preços está a valorização das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento do crude. O Brent, petróleo de referência na Europa, está a registar uma valorização semanal de 5%.

De acordo com dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,429 euros enquanto o do gasóleo vale 1,205 euros.

As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Jornal Económico