A ciclovia, que fará a ligação entre Agualva e Massamá, terá uma extensão de 4500 metros insere-se no plano da autarquia para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 quilómetros, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins recentemente concluída.

“Temos um plano para criação de ciclovias no concelho, de ligação entre diversos equipamentos estruturantes, zonas de comércio e serviços, que vão melhorar a qualidade de vida dos munícipes, incentivam a prática de exercício físico e diminuem a poluição”, afirmou Basílio Horta.

Projeto para ciclovia entre Agualva e Massamá terá uma extensão de 4500 metros e representa um  investimento de cerca de 800 mil euros
Projeto para ciclovia entre Agualva e Massamá terá uma extensão de 4500 metros e representa um investimento de cerca de 800 mil euros

A autarquia investe cerca de 800 mil euros neste troço, com início na via de acesso à estação de Agualva, passando pela Av. Dr. Francisco Sá Carneiro e Avenida 25 de Abril paralela ao Parque Salgueiro Maia, em Massamá, cujo projeto está concluído e o lançamento do concurso está previsto ainda este ano.

A criação da rede de ciclovias de Sintra tem ainda por objetivos a beneficiação de eixos viários principais, melhorando a mobilidade suave e pedonal, aumentando a segurança e conforto através da requalificação global do espaço público envolvente; a promoção de estratégias de baixo teor de carbono, incluindo a promoção da mobilidade urbana sustentável no sentido de deslocações casa-trabalho ou casa-escola, ainda que em complemento do transporte coletivo, em especial do comboio, a pé ou de bicicleta.

Este projeto está incluído na candidatura ao Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito do programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50% dos custos finais, no valor de 6 milhões de euros.

A apresentação do projeto decorreu na última sexta-feira, no âmbito da presidência aberta à União das Freguesias de Agualva e Mira-Sintra.