Criado em 1983, o Dia Nacional da Água, que se assinala dia 1 de outubro, tem como objetivo promover a reflexão sobre os recursos hídricos e a sua importância na sustentabilidade ambiental.

Os SMAS de Sintra aproveitam a ocasião e promovem uma visita à nascente da Volta do Duche (antigos banhos públicos), instalação que se localiza no Centro Histórico de Sintra e onde emergem águas subterrâneas.

A abertura deste espaço ao público acontece no dia 1 de outubro (sábado), entre as 10 horas e as 17 horas. A visita é gratuita e sem necessidade de marcação.

smas1

Venha celebrar o Dia Nacional da Água e visite a Nascente da Volta do Duche, junto ao Museu Anjos Teixeira

É uma oportunidade para visitar um espaço cuja história permanece ligada à existência de um estabelecimento de banhos públicos fundados em 1848 pelo Dr. Bernardino Egídio da Silveira e Castro, que motivou a designação da via de acesso ao Centro Histórico como “Volta do Duche”.

José Alfredo Azevedo no livro “Obras de José Alfredo Azevedo IV – apontamentos vários” refere a propósito:

“Era um estabelecimento muito modesto, pois tinha apenas duas piscinas com cerca de 5 metros x4, e de 4 compartimentos com quatro banheiras, revestidos de tabiques de madeira. Os banhos foram ali instalados porque o local era o mais propício para tal…”

smas-2Os banhos foram encerrados definitivamente em 1908.

Enquanto nascente ligada à rede pública de abastecimento de água e no melhor ano de exploração, o caudal médio horário foi de 12 m3/h. Até meados da década de 70, a água captada na mina do Duche era bombeada para o reservatório do Campo onde se juntava com a água proveniente das minas dos Capuchos e da EPAL, sendo distribuída para São Pedro de Sintra, Vila de Sintra, Estefânia, Portela de Sintra e lugares limítrofes.

Após essa data e até a mina do Duche ser colocada fora de serviço em 2013 (por alterações da qualidade microbiológica), a água era transportada para o Reservatório de Palmela que abastecia a Ribeira de Sintra e a zona que se estendia entre Galamares e a Eugaria.

Fica assim, o convite para uma visita a este local emblemático, bem como à reflexão sobre a necessidade de preservar um recurso precioso e essencial à vida.

SINTRA NOTÍCIAS com SMAS de Sintra