O presidente e candidato à presidência da Câmara de Sintra, Basílio Horta, destacou hoje o facto de só no atual mandato ter sido criada a primeira Startup em Sintra.

“O concelho com maior número de jovens do país não tinha uma Startup. Agora tem”, afirmou Basílio Horta na sua página pessoal da rede social Facebook.

“Sintra, o concelho com mais jovens de Portugal, teve finalmente a sua primeira Startup no atual mandato”, lembrou o autarca. “A criação da primeira Startup Sintra foi uma das medidas para implementar a estratégia de reforço do tecido empresarial e atração de investimento”.

Após dois anos e cinco meses de atividade a Startup Sintra, em Rio de Mouro, formou 1500 alunos, em parceria com o IEFP, em cursos tecnológicos, de empreendedorismo e línguas. Desenvolveu cinco programas de aceleração pelo qual passaram perto de 100 empreendedores divididos por 50 equipas.

A nova Startup Sintra alcançou dois milhões de euros em investimento de business angels e capital de risco. Tem perto de 30 StartUps residentes com uma faturação total superior a 3,5 milhões de euros por ano, realizou 17 meetups sobre temas tecnológicos e 32 workshops temáticos. Ainda em 2017 lançou da StartUp Sintra Comércio e Serviços.

Atualmente os projetos desenvolvidos pelos empreendedores sintrenses realizam vendas para todos os continentes, com maior incidência no mercado europeu.