A candidatura do Bloco de Esquerda (BE) em Sintra, critica o actual mandato municipal, que “adiou decisões importantes para a circulação e estacionamento na Vila de Sintra”, um problema “inquestionável”, defendendo a construção de “parques dissuasores, fora da Vila, da Serra ou dos bairros que rodeiam o património natural e cultural”, acrescentando que “não pode estar de acordo com decisões apressadas e obras de última hora”, dando como exemplo, o novo Parque de Estacionamento da Portela de Sintra.

“Em Maio de 2017 a Câmara de Sintra aprovou um novo parque estacionamento na Portela de Sintra. Apesar de, ao longo do mandato que está a terminar, a localização em causa nunca ter sido apresentada como solução prioritária para o problema, em menos de três meses este novo parque, foi decidido, construído e aberto ao público. É obra”, critica o BE em comunicado enviado ao SINTRA NOTÍCIAS.

Questiona ainda sobre a “existência de um estudo prévio sobre o impacto visual e ambiental da intervenção”, no referido parque de estacionamento, assunto que mereceu um pedido de esclarecimento na Assembleia Municipal de Sintra, cuja “resposta foi pouco esclarecedora”, recorda.

No comunicado o BE critica “o efeito cicatriz na paisagem” do ecossistema do vale de Boialvo, e apresenta “dúvidas sobre a segurança do equipamento e a sua conformidade com a lei e regulamentos municipais”.

Aspectos de “insegurança nos equipamentos”, a existência de “um plano de evacuação e de emergência para o local” e se “estão garantidas todas as medidas de segurança para peões”,  são outras questões levantadas pelos Bloquistas.

“A azafama eleitoral não pode dar origem a intervenções cujo planeamento é pouco consequente e potenciador de insegurança, a Câmara de Sintra terá de prestar esclarecimentos e tomar medidas urgentes para evitar que problemas graves venham a acontecer”, crítica o BE de Sintra.