A CERCITOP vai construir um novo edifício que será vocacionado à implementação de um Centro de Atividades Ocupacionais para pessoas com deficiência, equipamento que terá capacidade para 60 vagas, correspondendo a duas unidades orgânicas.

Já foi assinado, nos Paços do Concelho, um Contrato-Programa de Cooperação Financeira entre o Município de Sintra e a CERCITOP – Cooperativa de Empreendedorismo para o Desenvolvimento Económico e Social de Todo o País, CRL para a construção de um Centro de Atividades para 60 crianças com multideficiências, no Lourel.

O contrato-programa determina uma comparticipação financeira do município de 290 mil euros, destinado à construção do edifício, que terá um custo final de 1,4 milhões de euros.

O contrato-programa determina uma comparticipação financeira do município de 290 mil euros, destinado à construção do edifício / Foto: DR CMS

Para José António Bourdain, presidente da CERCITOP, a ampliação do Centro de Actividades Ocupacionais de Lourel, “permitirá a criação de mais 30 vagas, preciosas no apoio às pessoas com deficiência e suas famílias, num concelho que precisa de pelo menos duas centenas de vagas”. Segundo o responsável, faltam equipamentos de saúde no concelho, “pois existem ainda muitas áreas a descoberto, falha que poderá ser corrigida pela aplicação de fundos comunitários para construir equipamentos”.

A construção do novo edifício beneficia ainda de uma parceria com o Sporting Clube do Lourel, que possibilitou a “cedência de lugares de estacionamento e de parqueamento deste novo edifício”, o que significou, segundo este responsável, “uma poupança em obra de centenas de milhares de euros e são uma prova de que as parcerias entre instituições são muito importantes”.

Para o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, este protocolo corresponde a uma “estratégia que a autarquia tem seguido na área da solidariedade”

“Dotar Sintra de programas e equipamentos que melhorem a qualidade de vida dos munícipes tem sido uma prioridade. É por isso que temos aumentado, gradualmente, o investimento na área da solidariedade nos últimos anos. Em 2013, quando iniciámos o mandato, a câmara investia 1 milhão e 200 mil euros. Este ano vamos investir cerca de 5 milhões de euros”, disse Basílio Horta, à Lusa.

Recorde-se, a CERCITOP, CRL é uma Cooperativa de Solidariedade Social, instituição sem fins lucrativos, cuja missão é proporcionar respostas de qualidade a qualquer pessoa com dependência ou incapacidade.

Desde 1999, data do início de funcionamento, e tendo como valores, “Profissionalismo”, o “Respeito”, a “Confiança” e o “Humanismo”, tem vindo a criar estruturas e serviços, “desenvolvendo atividades cujo objetivo é ir ao encontro das necessidades da comunidade, especialmente dos grupos mais fragilizados”.

Atualmente, 1350 pessoas beneficiam dos seus serviços ou frequentam as suas estruturas.