Pescador em estado crítico após cair de arriba junto à praia da Calada

O homem terá usado umas escadas muito degradadas de acesso à praia

Ericeira | Frame: Google Maps - arquivo

Um pescador caiu hoje de uma arriba junto à praia da Calada, Mafra, e foi resgatado e transportado em estado crítico num helicóptero da Força Aérea para o hospital, segundo a Capitania de Cascais e os bombeiros da Ericeira.

Pelas 10h20, um popular alertou as autoridades para “um homem caído a meio da arriba” de uma praia de acesso difícil, junto à praia da Calada, disse à agência Lusa o comandante da Capitania de Cascais, Mário Domingues.

O pescador lúdico, de 78 anos, “apresentava sintomas de hipotermia, parâmetros vitais a descer e escoriações nos membros inferiores e superiores”, afirmou à Lusa o comandante dos bombeiros da Ericeira, Nelson Romão.

De acordo com as mesmas fontes, o homem terá usado umas escadas muito degradadas de acesso à praia, usadas por pescadores e surfistas, e terá caído.

Os primeiros socorros foram prestados à vítima pela equipa de salvamento em grande ângulo da corporação da Ericeira, mas o resgate acabou por ser feito pelas 11:45 por helicóptero da Força Aérea, que assegurou o transporte da vítima até à base aérea de Figo Maduro e daí para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O meio aéreo foi acionado devido não só à falta de acessos terrestres, mas também ao estado de saúde da vítima, que se encontrava em “estado crítico”, explicaram as duas fontes.

Para a operação de salvamento, foi mobilizado o salva-vidas da Ericeira e meios da Polícia Marítima e dos bombeiros da Ericeira, entre os quais a equipa e o veículo de salvamento em grande ângulo e duas ambulâncias.