No âmbito do projeto Assembleia Municipal Jovem de Sintra (AMJ), uma parceria entre a Câmara e a Assembleia Municipal de Sintra, realizou-se no dia 17 de janeiro, no auditório da Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz, um debate centrado numa abordagem à complexidade, à investigação e à reflexão sobre contextos favoráveis a uma melhor troca de ideias e formulação de propostas sobre “Como Cuidar Aqui a Terra Inteira”.

Para este ano letivo, a Assembleia Municipal Jovem (AMJ) contou com a participação e envolvimento de dez escolas concelho. Seis são do Ensino Básico, caso da EB 2.3 Alfredo da Silva; EB 2.3 D. Carlos I; EB 2.3 Escultor Francisco dos Santos; EB 2.3 Padre Alberto Neto; EB 2.3 Colares; EB 2.3 Professor Agostinho da Silva; e quatro do Ensino Secundário, Escola Secundária Leal da Câmara; Escola Secundária Miguel Torga; Escola Secundária de Santa Maria; Escola Secundária Padre Alberto Neto.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, que participou no debate conduzido e moderado pela Francisca, aluna da Escola anfitriã, e que contou com a ajuda de colegas da Escola Secundária Padre Alberto Neto.

Quanto ao tema proposto, “Como Cuidar Aqui a Terra Inteira” basílio Horta sublinhou da importância de “cuidar do Património, do Ambiente e da Economia para que seja possível Cuidar das Pessoas, procurando alcançar patamares de excelência ao nível da sua qualidade de vida, bem-estar, segurança e justiça equitativa”, destacando a importância da iniciativa: “Temos uma geração das mais preparadas de sempre e é nossa responsabilidade que tenha futuro na Pátria que é a vossa”, concluiu o presidente da Câmara de Sintra.

 

O painel deste debate contou com a presença dos seguintes oradores; Dra. Elizabeth Silva – Comissão Nacional da Unesco (MNE) e responsável pelo Setor das Ciências; Professor Doutor Sidónio Pardal – Urbanista, Arquiteto Paisagista e Engenheiro Agrónomo; Membro da Universidade Técnica de Lisboa e o Professor Miguel Real – Escritor, Ensaísta e Filósofo.

Após a intervenção dos oradores, os jovens alunos questionaram e colocaram um conjunto de questões, de dúvidas e de reflexões, a evidenciar plenamente o quanto estão identificados com a complexidade dos objetivos propostos, a par de uma grande motivação e disponibilidade para investigar, compreender, idealizar e propor soluções concretas.

A sessão da Assembleia Jovem, foi encerra com a intervenção de Domingos Quintas, presidente da Assembleia Municipal de Sintra, que começou por salientar “a qualidade das intervenções dos oradores”, reiterando o “apoio incondicional do Município a todos os intervenientes que protagonizam este projeto”, nomeadamente a todos os alunos e professores dos Estabelecimentos de Ensino que participam na AMJ 2016/2017.

Já no final, Domingos Quintas, expressou o seu “otimismo pela forma como os jovens demonstraram aceitar este desafio face ao mais urgente desafio ambiental e social do nosso tempo: a promoção de um planeta mais saudável, mais sustentável, mais justo e mais solidário”.

Enquadrado nos objetivos constantes da Agenda 20/30 das Nações Unidas, o tema foi desenvolvido pelos jovens alunos dos agrupamentos de Escolas participantes.

A iniciativa foi organizada pela Assembleia Municipal de Sintra, em parceria com o Departamento de Educação da Câmara Municipal.

Recorde-se que este projeto é aberto a toda a comunidade educativa do concelho de Sintra e teve a sua primeira edição no ano letivo 2012/13.