Até domingo, 6 de novembro, a cidade da Amadora é a capital da BD, com um vasto programa de exposições e atividades a decorrer em torno da Nona Arte.

ama-3 ama-4

A programação concentra-se no Fórum Luís de Camões, contando ainda com outros eventos importantes em vários locais da Amadora e Almada.

Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora, visitou o Fesrival de BD
Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora, visitou o Fesrival de BD

No Fórum poderá visitar a exposição central sobre “O Espaço e o Tempo na BD”, uma e xposição evocativa sobre os 70 anos do Lucky Luke, e uma exposição sobre o autor em destaque, Marco Mendes, vencedor do Prémio Melhor Álbum de Autor Português em 2015.

Haverá exposições sobre o processo criativo dos álbuns que ganharam Prémios no ano de 2015; e ainda uma exposição sobre o novo álbum “Democracia” (ed. Bertrand), que será lançado no Festival com a presença dos autores.

Finalmente, poderá ainda conhecer a obra do notável desenhador Pasquale Frisenda, autor da obra-prima “Patagónia” na exposição “TEX e a BD de Pasquale Frisenda” (Polvo Editora).

ama-5A par das várias exposições que decorrem no Fórum Luís de Camões, terá ainda a oportunidade para conhecer duas coleções privadas; de Rico Sequeira, em exposição na Galeria Artur Bual, que apresenta pranchas originais do séc. XX de vários autores norte-americanos e europeus como Tio Patinhas, Flash Gordon, Félix The Cat, Batman, Anita Diminuta e Superman; e de Glenn Bray, que retrata um dos mais importantes capítulos da história da banda desenhada moderna norte-americana, os Underground Comix.

Para além da visita às exposições, as razões são muitas para ir até à Amadora durante estes dias, já que o Festival oferece um vasto programa de atividades, para pequenos e graúdos, entre workshops, visitas guiadas, cinema de animação, apresentações e lançamentos e uma Feira do Livro onde as editoras dedicadas ao mundo da BD e da Ilustração terão à venda as mais recentes novidades.