Foi inaugurado na Ribeira de Sintra o novo Museu da Água e Resíduos (MAR), um espaço museológico e interativo, dedicado à Educação e Sensibilização Ambiental, numa cerimónia, que decorreu esta sexta-feira, 12 de julho, com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal e do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra); Bruno-Parreira, vice-presidente da autarquia; Sérgio Sousa Pinto, presidente da Assembleia Municipal; Carlos Vieira, diretor-Delegado dos SMAS de Sintra e Helena Cardoso, diretora do Museu da Água e Resíduos, entre outros representantes, entidades e convidados.

Situado na Ribeira de Sintra, na antiga garagem dos carros elétricos (um edifício singular datado de 1901), o MAR tem como missão a sensibilização da comunidade para os valores da defesa do património ambiental, apostando na inovação e na tecnologia.

O MAR de Sintra, feliz denominação para este polo museológico, vai, certamente, contribuir para a preservação dos valores ambientais no concelho, envolvendo toda a comunidade, com particular atenção aos mais jovens” — Basílio Horta

Com gestão a cargo dos SMAS de Sintra desde final de 2021, o espaço assume agora o estatuto de museu e pretende afirmar-se como um polo de referência a nível nacional na área da sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

O MAR apresenta-se como referência na sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

Os visitantes, estão em contacto com a natureza na zona exterior do museu dispondo de várias experiências no interior, desde atividades manuais para os miúdos, a pisos interativos para diversão de todos.

“O MAR de Sintra, feliz denominação para este polo museológico, vai, certamente, contribuir para a preservação dos valores ambientais no concelho, envolvendo toda a comunidade, com particular atenção aos mais jovens, contribuindo para que possam dar continuidade a este legado de defesa do nosso Planeta”, sublinhou o presidente da Câmara de Sintra, para quem “a Educação e Sensibilização Ambiental têm sido pilares da atuação do município”, ao longo dos anos, pelo que “sensibilizar e consciencializar, tendo como propósito o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Sintra, integram a estratégia e o quotidiano da Autarquia e dos SMAS de Sintra”.

“Este polo museológico vai, certamente, contribuir para a preservação dos valores ambientais no concelho, envolvendo toda a comunidade, com particular atenção aos mais jovens, contribuindo para que possam dar continuidade a este legado de defesa do nosso planeta”, explica Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal e do conselho de administração dos SMAS de Sintra.

O visitante terá oportunidade de contactar com um aquário virtual, com a projeção em vídeo da vida marinha no fundo do oceano, criando a sensação de que estamos no fundo do mar, com diferentes espécies a reagirem à presença humana. Mas nem tudo é azul. Na caixa mundo, tanto existem praias paradisíacas como áreas marcadas pela ação humana e do lixo, cursos de água poluídos pelo plástico e os animais em risco de vida.

Na área dos resíduos, podemos encontrar no espaço quatro módulos: lixo doméstico, economia circular, o jogo dos resíduos e ciclo urbano dos resíduos. 

“O MAR é o contributo dos SMAS de Sintra para uma política de sensibilização ambiental do Município, que se quer cada vez mais forte”, frisou, por seu turno, Carlos Vieira. Para o diretor delegado dos SMAS, “os visitantes deste espaço, jovens e menos jovens, vão apreender mensagens que, certamente, permitirão angariar mais embaixadores para as causas ambientais”.

“Com a inauguração do MAR, estamos a dar início a um projeto que é o nosso contributo para a sustentabilidade ambiental em Sintra” — Carlos Vieira

Carlos Vieira realçou, ainda, que estamos perante “um espaço inclusivo, preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida e em que cada um dos módulos está adaptado em linguagem braile”.

“Com a inauguração do MAR, estamos a dar início a um projeto que é o nosso contributo para a sustentabilidade ambiental em Sintra”, sublinhou este responsável, que realçou ainda que “o MAR, sendo um espaço interativo e de futuro, é também um espaço que não esquece o mais importante: as pessoas que, ao longo de 78 anos, criaram, fizeram e fazem os SMAS de Sintra”.

“Será que conseguimos pescar sem esgotar os recursos que estão à nossa disposição? Qual a quantidade de água potável existente no mundo? O que fazer a uma casca de banana? Como seria viver no fundo do oceano? É possível existirem obras de arte com lixo apanhado nas praias?”.

As respostas a estas e outras questões são evidenciadas nos diferentes módulos do Museu da Água e Resíduos.

Museu da Água e Resíduos
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19, Ribeira de Sintra
Telefone: (+351) 219 247 730
E-mail: reservas@smas-sintra.pt
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo:, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra à segunda-feira e feriados)