Setembro com novas atividades nas Bibliotecas Municipais de Sintra

Biblioteca Municipal de Sintra | Foto: CMS - arquivo

Há novas atividades gratuitas nas Bibliotecas Municipais de Sintra, ao longo do mês de setembro. Entre os dias 12 e 15 de setembro, a Biblioteca Municipal de Sintra será palco do II Encontro de Aguarelas de Sintra, que reunirá um conjunto de conceituados aguarelistas.

No dia 28 de setembro, às 15h00 poderá participar do Entre Leituras, um encontro de leitores onde se fala dos livros que já lemos e estamos a ler, num ambiente informal e de descobertas literárias, celebrando a diversidade de histórias que a literatura tem para nos oferecer.

Destaque também para a realização de três sessões de Poetry Slam na Biblioteca Municipal de Sintra, nos dias 7, 21 e 28 de setembro, às 16h00. Poetry Slam é uma forma de expressão artística que combina poesia e performance de autoria própria, num ambiente livre e informal.

As Bibliotecas de Sintra oferecem uma programação diversificada que conta com o já habitual conto/ateliê, entre outras atividades.

Programa:

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SINTRA
ATÉ 7.SET | Exposição temporária “Sara e o Tigre”
A exposição “Sara e o Tigre”, de Inês Pereira, representa um exercício de interpretação de um dos livros do Antigo Testamento, o Livro de Tobit. Nesta leitura, o conflito entre a desilusão, o desespero e a esperança sobre o monopólio da alma humana e a luta entre o bem e o mal, são pensados tendo como inspiração contos de fadas e mitologias antigas.
Destinatários: Público em geral, gratuito.

7. SET, 21. SET e 28.SET, 16h00 | Poetry Slam 2024
Poetry Slam é uma forma de expressão artística que combina poesia e performance de autoria própria, num ambiente livre e informal. 
É um convite à poesia de autor dita pelo próprio, numa diversidade na expressão poética: desde os momentos de competição de Poetry Slam e de microfone aberto, aos desafios criativos e workshops, passando pela mostra de livros de poesia e participações convidadas, juntando-se por vezes a palavra à música, à dança e à exploração do património natural de Sintra.
Destinatários: Público em geral, mediante marcação através de e-mail.

3.SET a 27.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/ Ateliê “Uma viagem pela imaginação”
“Preparem-se para se encantarem com uma bruxa bonita que esconde segredos mágicos, um coelho que guarda grandes mistérios numa simples lata de bolachas e um velho sábio da Montanha que todos dizem que é muito perigoso!”
Atividade baseada em histórias repletas de aventuras e cheias de surpresas e emoções!
Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1° ciclo, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 171/90.

12.SET a 15.SET | II Encontro de Aguarelas de Sintra
Sintra volta a reunir um conjunto de conceituados aguarelistas, propondo-lhes, com base no poder inspirador das suas paisagens, fixar na tela o espírito do lugar que lhe confere o estatuto de singularidade reconhecido pela UNESCO.
Entre os reconhecidos aguarelistas convidados, este Encontro contará com nomes portugueses e espanhóis, nomeadamente: Adrian Marmolejo Clarhed, Carlos Santos Marques, Javier Zorrilla, Jolanta Rikveile Mourinha, Miguel Ruiz, Rui Monteiro, Rui Pinheiro e Sónia Garcia.
Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação através do telefone 219 23 61 10 ou e-mail.

14.SET, 10h00 | Café Memória
Projeto a nível nacional promovido pela Alzheimer Portugal, com apoio técnico e pedagógico do Instituto S. João de Deus – Hospital do Telhal.
Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.
Destinatários: Público em geral, gratuito.

28.SET, 15h00 | “Entre Leituras”
Para quem gosta de ler e de partilhar leituras. O Encontro de Leitores “Entre Leituras”, realiza-se na Biblioteca Municipal de Sintra, ao quarto sábado de cada mês, às 15h00. Este pretende ser um encontro onde se fala dos livros que já lemos e estamos a ler, num convívio informal e repleto de descobertas literárias, celebrando a diversidade de histórias que a literatura tem para nos oferecer.
Próximas datas: 26 outubro e 23 novembro.
Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 171/61 90.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DA TAPADA DAS MERCÊS
3.SET a 27.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/ Ateliê “O Urso e a casa dos livros”
“O coelho adora histórias de aventuras. O ouriço adora finais felizes. E o rato e a raposa adoram ler juntos.
Por isso, quando os amigos descobrem uma misteriosa casa cheia de livros, é como um sonho tornado realidade. Mas estes livros pertencem a um enorme urso, que parece pouco simpático…!”
Atividade baseada no livro O Urso e a casa dos livros, de Poppy Bishop.
Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1° ciclo, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 880.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DE AGUALVA-CACÉM
3.SET a 27.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/ Ateliê “Coração de mãe”
“Afinal o coração de mãe não é só um músculo que bate sem parar… É um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias coisas.” Atividade baseada no livro Coração de mãe, de Isabel Minhós Martins.
Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1° ciclo, gratuito mediante marcação através do telefone 214 328 039.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DE QUELUZ
3.SET a 27.SET, 10h30 e 14h30 | Conto/ Ateliê “Cuidado, é um dragão!”
“Uma história de inclusão que nos dá a conhecer Saffi, a personagem principal, que demonstra que os dragões não são todos iguais e que nem todos são perigosos, mostrando que a diversidade é para ser celebrada.”
Atividade baseada no livro: Cuidado, é um Dragão!, de Jonny Lambert.
Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1° ciclo, gratuito mediante marcação através do telefone 214 326 876.

7.SET, 14h30 | Workshop “Migração e Discriminação Racial”
Workshop dinamizado pela Associação Balodiren.
Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 876.

28.SET, 16h00 | Hora do conto “A Sereia Cantora”
“A harmonia reinava no mundo das profundezas do mar, onde a rainha das Sereias, a Marguitta, cantava e encantava, ao som da sua voz e da sua lira. Um dia de ventos fortes e muita chuva, uma espécie feia e má, decidiu invadir e atrapalhar a vida das profundas águas marinhas, tanto que a Sereia Cantora de dia para a noite ficou sem poder cantar e encantar a comunidade marinha. Todos já sabiam que a espécie feia e má não era boa vizinhança, parecia tornar-se num monstro para todos os animais marinhos. Indignados com o que estava a acontecer, decidiram juntos ajudar a rainha Marguitta.”
Uma hora do conto de educação ambiental pela voz e música de Margarida Marcelino e pelo contador de estórias Jozé Sabugo.
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 876.