José Milhazes apresenta livro em Sintra

José Milhazes, conhecido jornalista, historiador e tradutor, atualmente comentador político da SIC, Antena 1 e Observador, lançou recentemente o livro, “A Mais Breve História da Rússia-Dos Eslavos a Putin”.

Para uma tertúlia sobre a sua obra, a Alagamares – Associação Cultural, numa parceria com o Chão de Oliva, vai levar a efeito uma sessão com o autor na Casa de Teatro de Sintra, na Rua Veiga da Cunha, em Sintra, no domingo, 3 de abril pelas 16h30. Entrada Livre, mas sujeita à lotação.

José Milhazes começou os estudos secundários na Ordem Missionária dos Combonianos, mas terminou-os no Liceu Eça de Queirós da terra natal, na Póvoa de Varzim. Em 1977, parte para a União Soviética a fim de cursar História da Rússia, fazendo os seus estudos na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov).

Formado em 1983, constituiu família e ficou a residir na URSS, dedicando-se à tradução de obras literárias (Lev Tolstoi, Ivan Turgueniev, Varlam Chalamov, Venedikt Erofeev, Iúri Buida) políticas (Brejnev, Andropov, Chernenko, Gorbatchov), bem como de filmes de ficção de língua russa para português.

Atualmente, é comentador de política externa da SIC e da RDP, colunista no jornal Observador.

José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977, foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses. Em 2008, doutorou-se. Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos As Minhas Aventuras no País dos Sovietes (2017) e Os Blumthal (2019). Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa.