Centro de Saúde de Colares

A Câmara Municipal de Sintra deu início na passada quinta-feira, à empreitada de ampliação da Unidade de Saúde de Colares, num investimento de cerca de 194 mil euros.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, o alargamento desta Unidade de Saúde vai permitir “dar resposta à carência nesta área de saúde e conseguir chegar a mais utentes, é uma mais valia para a população, não só a ampliação como a requalificação do espaço envolvente”, sublinhando que “é mais um investimento na saúde e não há melhor investimento que este.”

A empreitada visa a ampliação do Centro de Saúde de Colares, localizado na Rua da Cochinha, em Colares, implementando-se assim melhores condições para funcionários e utentes e o aumento da capacidade de resposta do Centro de Saúde.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra à conversa com Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares | Foto: Vitalino Cara d’Anjo / arquivo

A intervenção consiste na criação de mais 4 gabinetes no piso 0, ampliação da antecâmera da entrada, pinturas e tratamento da área exterior envolvente, incluindo a criação de 9 lugares de estacionamento, 2 deles para mobilidade condicionada.

De salientar que a Câmara Municipal de Sintra desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrangeu a construção de 5 centros de saúde: Queluz, Agualva, Sintra, Almargem do Bispo e Algueirão-Mem Martins que já estão em funcionamento, e já se iniciaram as obra construção do Centro de Saúde de Belas e adjudicada a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra, na freguesia de Algueirão Mem Martins.

Recorde-se, a autarquia deu início, em junho, à construção do sexto centro de saúde, a Unidade de Saúde Familiar de Belas, no valor de 1 milhão e 88 mil euros. Com prazo de execução de 1 ano e 2 meses, esta nova unidade de saúde, decorre no edifício da antiga escola primária de Belas, que será agora totalmente reabilitado e ampliado.