Município de Sintra aprova adjudicação do novo Hospital por 45 milhões

a adjudicação do novo hospital de Sintra foi aprovada com os votos favoráveis de todos os vereadores do executivo camarário, com exceção do vereador Pedro ventura, da CDU.

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, esta manhã, a adjudicação da construção do novo hospital a Tecnorém, Engenharia e Construções, SA, pelo valor de pelo valor de 44 milhões 932 mil e 668 euros.

A construção do novo hospital, que terá início durante o mês de agosto, irá servir 400 mil utentes e está localizado no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.

“Não era possível continuar a depender apenas do lotado Hospital Dr. Fernando Fonseca. A autarquia teve que garantir meios financeiros para assumir essa responsabilidade, depois de décadas sem resposta dos sucessivos governos”, disse na ocasião Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, sublinhando que “é a primeira vez no país que uma câmara municipal entrega ao Estado, ao ministério da Saúde, um hospital construído”.

Para além do investimento da Câmara Municipal de Sintra, o governo assume 21 milhões e 660 mil euros com a aquisição e instalação do equipamento no novo hospital.

O novo hospital, a ser construído na Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, será composto por serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora/Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, Unidade de Esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

De referir que a adjudicação do novo hospital de Sintra foi aprovada com os votos favoráveis de todos os vereadores do executivo camarário, com exceção do vereador Pedro ventura, da CDU.