Espetáculo de entrada livre comemora 25 anos de Sintra Património Mundial

"Património(s)": O 25.º aniversário da classificação de Sintra como património mundial pela UNESCO deu o mote ao espetáculo “Património(s)”, que dez estruturas culturais do concelho apresentam, quinta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, foi hoje anunciado.

“Património(s)” é um espetáculo multidisciplinar que cruza música, teatro e dança durante o qual as estruturas culturais oferecerão diferentes perspetivas e visões sobre aquela vila histórica.

“Revisitar o misticismo característico da flora, dos cheiros, das edificações de Sintra, dos naturais ou habitantes da vila bem como dos seus usos e costumes” é um dos objetivos do espetáculo, que terá uma única apresentação, referiu, António Bartolomeu, do Teatro Efémero, que também participou na criação.

Celebrar a efeméride tentando “apresentar aquilo que faz de Sintra um sítio absolutamente especial, belo, mágico e único” é outro dos fins do espetáculo.

Sintra foi classificada Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, a 06 de dezembro de 1995, durante a 19.ª sessão do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), realizada em Berlim.

“O que pode considerar-se património, que sons fazem parte do património cultural de Sintra, as imagens, as pessoas, as paisagens, as lendas, os locais, os autores, os objetos ou os espaços” são algumas das interrogações levantadas no espetáculo.

“Património(s) “é uma criação coletiva das companhias Byfurcação Teatro, Chão de Oliva, Casa das Cenas, Madrasta Dance, Farra-Fanfarra, Teatro Tapa Furos, teatromosca, Teatro Efémero, Teatroesfera e RUGAS Associação Cultural, em parceria com a autarquia local.

Património(s) no dia 17 de dezembro, às 21h00 no
Auditório Jorge Sampaio
Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra

Duração | 75 min aproximada
Classificação Etária |M/6
Lotação | 473 lugares [+2 lugares para pessoas com mobilidade condicionada]
Infos e reservas | bilheteira.ccoc@cm-sintra.pt | 21 910 71 18
Bilhetes | Entrada gratuita, mas é necessário reservar previamente