Agualva “uma freguesia com os problemas de uma grande cidade”

Com cerca de 41.104 habitantes a freguesia de Agualva e Mira Sintra, constitui com a freguesia do Cacém e São Marcos, a Cidade de Agualva-Cacém, a décima cidade mais populosa de Portugal. “Somos uma freguesia com os problemas de uma grande cidade”, refere Carlos Casimiro, presidente da Junta de Freguesia, em entrevista ao jornal Correio de Sintra.

Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra

“Somos uma freguesia com os problemas de uma grande cidade”, refere Carlos Casimiro, presidente da Junta adiantando que “70% dos municípios portugueses têm menos população que Agualva e Mira Sintra”, facto que explica a “dimensão da gestão de um território como este”, sem um Plano de Urbanização ou documento estratégico para o seu ordenamento, considerando que “este é o principal problema na freguesia”.

O autarca dá o exemplo do Polis-Cacém, que teve como objetivo “reinventar a cidade e criá-la como um pólo de requalificação e valorização”, objetivo não totalmente conseguido. A prometida “centralidade ficou muito aquém, porque se perdeu a oportunidade, para que todos os terrenos criados pelo Polis, fossem edificados”, refere Carlos Casimiro, dando o exemplo da ‘Parcela M’ que devia ser “a zona mais valorizada do território, no centro da cidade, cujos terrenos estão subaproveitados”, numa área paralela à linha ferroviária, que vai servindo de estacionamento.

(…)“A valorização do nosso território é a principal aposta a fazer”, Carlos Casimiro

“Acho que a valorização do nosso território é a principal aposta a fazer”, refere o autarca que admite que esta é a “principal reivindicação que fiz e foi aceite, mas que ainda tem um longo caminho a percorrer”, até que seja criado um Plano de Urbanização para a Cidade de Agualva-Cacém, “há escala da cidade, aquilo que o Pólis já fez”, sublinha o autarca.

“Não consigo conceber que desde 1999, altura que entrou em vigor o PDM [Plano Diretor Municipal], não tenha sido considerado como estratégico a criação deste plano”, lamenta Carlos Casimiro, adiantando que no âmbito do novo PDM, está prevista e contratualizada a sua execução.

Questionado sobre as razões que expliquem a ausência de um plano para a freguesia e por consequência para a Cidade, Carlos Casimiro admite a “dimensão do território”, mas também porque “Sintra durante muitos anos esteve focada no centro da Vila. E, bem! Contudo, não houve uma visão equilibrada sobre o território e fez com que toda a atenção estivesse muito centrada na Vila e a cidade de Agualva-Cacém, foi crescendo num somatório de loteamentos, sem planeamento. Aliás, não foi só no concelho de Sintra, mas em toda a zona periférica da cidade de Lisboa”.

Este e outros assuntos, pode ler na íntegra em entrevista ao jornal Correio de Sintra, já nas bancas.

Jornal Correio de Sintra

Com cerca de 41.104 habitantes de acordo com os sensos de 2011 e uma área geográfica de 5,4 quilómetros quadrados, a freguesia de Agualva e Mira Sintra, constitui com a freguesia do Cacém e São Marcos, a Cidade de Agualva-Cacém, a décima cidade mais populosa de Portugal, reunindo cerca de 80 mil habitantes, num dos maiores centros populacionais da Área Metropolitana de Lisboa (AML).