OGoverno reuniu-se hoje em Conselho de Ministros extraordinário para concretizar as medidas que vão enquadrar o estado de emergência decretado na sexta-feira pelo Presidente da República para tentar conter a propagação do novo coronavírus.

O Governo decretou o recolher obrigatório entre as 23h00 e as 05h00 no dias de semana, a partir de segunda-feira e até 23 de novembro, nos 121 municípios mais afetados pela pandemia, anunciou o primeiro-ministro.

Nos próximos dois fins de semana, vigorará uma limitação da liberdade de circulação entre as 13h00 de sábado e as 05h00 da manhã de domingo. E entre as 13h00 de domingo e as 05h00 da manhã de segunda-feira. Nos dois próximos fins de semana, o comércio terá de encerrar a partir das 13h00 e os restaurantes só poderão funcionar em take away e entrega de refeições ao domicílio. O serviço de take away só poderá estar disponível até às 13h00.

Só haverá nos próximos fins de semana livre circulação durante o período da manhã.

“Temos a nítida noção de que o convívio social tem um contributo muito importante para a disseminação” do contágio e que a propagação se desenvolve no período pós laboral, afirmou António Costa, que falava após a meia-noite, no final da reunião do Conselho de Ministros extraordinário, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, para concretizar as medidas do estado de emergência que vai vigorar entre segunda-feira, dia 09, e 23 de novembro.

Medidas anunciadas

António Costa anunciou algumas medidas para tentar travar a propagação da Covid-19, sustentando que é nos contactos familiares que o contágio mais acontece.

A primeira medida tem a ver com o “controlo de temperatura corporal” no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino e meios de transporte. 

Outra é a “possibilidade de realização de testes de diagnóstico para acesso a estabelecimentos de saúde, lares, estabelecimentos de ensino, na entrada e saída do território nacional e estabelecimentos prisionais.

Em terceiro lugar, a “utilização de estabelecimentos de saúde dos setores privado e social”. Vai ainda haver a “mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreio”, através de trabalhadores do setor público como professores ou até militares das Forças Armadas.

A medida mais restritiva é a “limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos [de risco], entre as 23h00 e as 05h00″, com exceções de pessoas que têm de ir trabalhar, prestar cuidados, ou por uma saída urgente

[em atualização]

Siga em direto |
Conferência de imprensa do Conselho de Ministros Extraordinário

https://twitter.com/govpt/status/1325224779805302784

“Nós temos mais de 6 mil novos casos por dia. Significa isto que as medidas adotadas desde outubro não tem sido suficientes para controlar o crescimento da pandemia”, António Costa

“É a única forma que temos porque não podemos estar na casa das pessoas a controlar”, António Costa

A partir, da próxima segunda-feira, haverá uma proibição de circulação na via pública entre as 23h e as 5h da manhã do dia seguinte”, António Costa