Câmara de Sintra admite fecho de ruas para travar contágios

Gabinete de crise da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), reúne hoje em Lisboa, para um ponto de situação sobre a pandemia, a avançar com medidas para travar a pandemia, por Covid-19.

Marta Temido, ministra da Saúde; Duarte Cordeiro, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador da Região de Lisboa e Vale do Tejo e Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, no Palácio Valenças em Sintra

A reunião do gabinete de crise da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), reúne hoje em Lisboa, para um ponto de situação sobre a pandemia em alguns dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), em particular em Sintra, Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas, onde se tem registando um aumento significativo da casos de infeção por Covid-19, no último mês.

Entre os autarcas convocados para a reunião estão Fernando Medina (Lisboa), Basílio Horta (Sintra), Carla Tavares (Amadora), Hugo Martins (Odivelas) e Bernardino Soares (Loures), que devem discutir o eventual aprofundamento das medidas de contenção da pandemia.

No sábado, em Queluz, uma das freguesias que tem registado mais novos casos, recebeu a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que apelou aos jovens para “ajudem ainda mais nesta fase” da pandemia, considerando que este grupo etário “tem um papel fundamental” que é o de “dar o exemplo”. Até porque, “o vírus está aí”, avisou o chefe de Estado.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve este sábado, no Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, acompanhado pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta e pela ministra da Saúde, Marta Temido, para participar numa acção de sensibilização dos mais jovens para o combate à covid-19

Recorde-se, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, confirmou na passada semana o encerramento de 34 bares/restaurantes em Queluz-Belas, a funcionar ilegalmente e deixou em cima da mesa a hipótese de se ir mais longe: “Temos de prevenir e prevenir é fechar bares, restaurantes e até ruas se necessário, quando se verificar que é a única forma de combater a pandemia”.

“Unidade, responsabilidade e ação é fundamental neste momento”, pede o presidente da Câmara de Sintra, no facebook, apelando a “comportamentos preventivos. Por todos”, para travar a pandemia.

O primeiro-ministro, António Costa, que vai estar presente na reunião desta segunda-feira, admitiu ontem a criação de um “quadro punitivo” para quem organizar e participar em festas ilegais e ajuntamentos e voltou a apelar ao cumprimento de todas as regras de segurança.

“O fim do período de confinamento obrigatório deu-nos mais liberdade, mas também mais responsabilidade. Depois de termos feito tudo bem até aqui, agora não vamos estragar. Senão é uma chatice ter as forças da ordem a atuar e autuar”, afirmou o governante.

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 77% dos novos casos de covid-19, [domingo] concentrando 225 das 292 novas infeções, segundo o boletim da situação epidemiológica em Portugal divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).