Dezenas de estabelecimentos foram fechados um pouco por todo o concelho numa ação que envolver a Polícia Municipal de Sintra e a PSP. “A falta de responsabilidade de alguns não pode prejudicar o esforço e sacrifício da maioria da população”, escreveu o presidente da Câmara de Sintra, na página pessoal de facebook.

“Numa operação conjunta entre a PSP e a Polícia Municipal estamos a encerrar esta noite, por minha proposta, dezenas de estabelecimentos que insistem em não cumprir as regras das autoridades de saúde.Não haverá tolerância para comportamentos que coloquem em risco a saúde pública”, refere Basílio Horta.

Dois dias depois de 34 cafés terem sido fechados em Queluz e Rio de Mouro, na noite desta quinta-feira, mais estabelecimentos foram fechados no concelho de Sintra, tendo em vista evitar ajuntamentos.

Recorde-se, esta sexta-feira foram confirmados quatro casos de Covid-19 na Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá. Os testes de despiste ao novo coronavírus decorreram em rês turmas de 12º ano, mas não ficaram concluídos na totalidade da comunidade educativa. Os alunos de 11º ano e os funcionários serão testados à Covid-19 na segunda-feira.

Reunião na segunda-feira

A ministra da Saúde, Marta Temido admite que venham a ser tomadas medidas excecionais em algumas freguesias dos cinco concelhos de Lisboa [Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas] “onde há uma maior incidência de casos com uma clara identificação das freguesias, onde há maior incidência” de infetados por Covid-19.

A situação levou o Governo a convocar uma reunião para segunda-feira com o gabinete de crise da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, todos os autarcas da área metropolitana e com o primeiro-ministro, e que envolverá o Presidente da Área Metropolitana de Lisboa e de todos os presidentes de Câmara desta área geográfica.

“Unidade, responsabilidade e ação é fundamental neste momento”, reagiu o presidente da Câmara de Sintra, no facebook, que pede “comportamentos preventivos. Por todos.”