Avião que integra a Esquadra 101 da Força Aérea Portuguesa | Foto: FAP - arquivo

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, retificou o que disse esta quinta-feira de manhã, quando afirmou que a base aérea número 1 de Sintra vai deslocar-se para Beja já na primavera.

Afinal, esclarece fonte oficial do ministério, o ministro referia-se “à transferência da Esquadra 101 de Sintra para Beja, decidida pelo Governo na Resolução do Conselho de Ministros 94/2019”.

Este esclarecimento surge depois de o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, ter desmentido Siza Vieira. Em declarações à Lusa, o autarca garantiu que “é evidente que a base aérea não sai de Sintra”, acrescentando que já falou com o ministro da Defesa sobre o assunto.

“Não sei o que disse o ministro da Economia, mas vi a notícia que foi dada, que põe na boca do ministro determinadas afirmações que não correspondem ao que diz a resolução do Conselho de Ministros, que não diz que a base aérea de Sintra é transferida para Beja. Isso criou em Sintra um clima de desconforto que era necessário esclarecer”, afirmou Basílio Horta.

De manhã, Siza Vieira tinha afirmado que “a deslocação da base aérea número 1 de Sintra para Beja já na primavera do próximo ano vai libertar muitos constrangimentos na gestão do espaço aéreo na proximidade do aeroporto de Lisboa e permitir mais movimentos com menos constrangimentos do que aqueles que se verificam”, enquanto participava no 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que começou esta quinta-feira em Viana do Castelo.

O presidente da Câmara de Sintra garantiu depois que a base aérea não será deslocada, sendo que será até reforçada com a instalação do Centro de Formação Multinacional de Helicópteros militares da União Europeia. “A resolução n.º 94/2019 do Conselho de Ministros apenas determina a transferência da esquadra de voo 101, da base aérea n.º 1, em Sintra, para a base aérea n.º 11, em Beja, até 22 de abril de 2020. A resolução determina ainda a transferência da esquadra de voo 552 de helicópteros, da base aérea n.º 11, em Beja, para a Base Aérea n.º 1, em Sintra”, esclarece autarquia, que lamenta “a instabilidade e dúvidas que a incorreta informação [do ministro] originou”.

Esquadra 101 na Base Aérea N.º 1 de Sintra,
– sob o lema lema, “Ensinando os Princípios da Arte”

Aviões da Esquadra 101, sediada no Base Aérea Nº1 em Sintra

A Esquadra 101, como Esquadra de Instrução Elementar e Básica da Força Aérea Portuguesa, é a fiel depositária das tradições e conhecimentos herdados de todas as Esquadras.

É uma longa História, a que se começou a desenhar a 14 de maio de 1914, com a criação da Escola Aeronáutica Militar. Foi nesta Escola, a 2 de novembro de 1916, e tendo como Chefe de Pilotos o Comandante Sacadura Cabral, que se iniciou o primeiro curso de pilotagem ministrado em Portugal. Dos dezasseis alunos que o iniciaram, foram brevetados treze, a 10 de maio de 1917.

Congregando toda a experiência adquirida desde 1914, a Esquadra 101 materializa a sua presente designação em 1978, fruto de uma reorganização na Força Aérea Portuguesa. Herda, na altura, os meios humanos e materiais da Esquadra 21 – Esquadra de Instrução Elementar de Pilotagem – sedeada na Base Aérea N.º2, e equipada com aeronaves Chipmunk.

Inicia uma nova etapa em 1989, com a aquisição de 18 aeronaves de fabrico francês – EPSILON TB-30 –, tendo, na mesma data, sido transferida para a Base Aérea N.º1. Mantém-se por Sintra até 1993, altura em que é relocalizada na Base Aérea N.º11.

E, é em Beja que, a 26 de julho de 1995, como corolário da sua História dedicada à Instrução na Aviação Militar, é condecorada com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos, destinada a “…galardoar serviços de carácter militar relevantes e extraordinários ou atos notáveis de qualquer natureza ligados à vida do Exército, da Armada ou da Força Aérea, de que resulte, em qualquer dos casos, honra e lustre para a pátria ou para as instituições militares do país.”

Regressa, novamente, em 2009, à Casa Mãe da Instrução em Portugal, a Base Aérea N.º 1 de Sintra, local onde continua a honrar o seu lema – “…Ensinando os Princípios da Arte.”

Sintra Notícias com FAP (Esquadra 101)
Fotografias: Força Aérea Portuguesa – Esquadra 101