Aeroporto de Lisboa “empurra” Base Aérea nº1 de Sintra para Beja

Deslocação da base acontece na primavera e vai permitir colmatar constrangimentos na gestão do espaço aéreo

O voluntariado será feito nas bases aéreas de Sintra, na Academia da Força Aérea (Sintra), Monte Real, no Montijo, no campo de tiro de Alcochete. no Centro de Formação Militar, Técnica da Força Aérea, na Ota (Alenquer) | Foto: Sintra Notícias / arquivo

A Base Aérea n.º 1 de Sintra vai para Beja por causa da expansão do aeroporto de Lisboa, disse o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital. Pedro Siza Vieira, adiantou que a deslocação da base aérea n.º 1 de Sintra para Beja vai acontecer na primavera, permitindo colmatar constrangimentos na gestão do espaço aéreo.

“A deslocação da base aérea número 1 de Sintra para Beja já na primavera do próximo ano vai libertar muitos constrangimentos na gestão do espaço aéreo na proximidade do aeroporto de Lisboa e permitir mais movimentos com menos constrangimentos do que aqueles que se verificam”, disse Pedro Siza Vieira no 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que começou em Viana do Castelo.

(…) “A deslocação da base aérea número 1 de Sintra para Beja
já na primavera do próximo ano, vai libertar
muitos constrangimentos na gestão do espaço aéreo na proximidade do aeroporto de Lisboa” — Siza Vieira

O Governo tem “também particular atenção à melhoria da operação aeroportuária no aeroporto de Lisboa. Sabemos que o reforço da capacidade aeroportuária está comprometido enquanto não podermos ter em operação o novo aeroporto do Montijo, mas um investimento muito significativo [já a anunciado] vai ser feito também no Aeroporto Humberto Delgado [Lisboa] e é nesse que temos que nos concentrar”, acrescentou Siza Vieira.

Destacando todo o contributo que o setor do turismo tem dado para o desenvolvimento da economia portuguesa, mas admitindo o constrangimento atual que é a limitação do aeroporto em Lisboa na captação de mais turistas para Portugal, o ministro lembrou ainda alguns dos investimentos que estão a decorrer no sentido de colmatar algumas destas dificuldades.

Segundo a TVI24, Pedro Siza Vieira considera que é este investimento na expansão do aeroporto de Lisboa, bem como no Porto, que “vai permitir mais rapidamente aumentar os acessos [de turistas] a Lisboa”.

Recorde-se que o setor tem reclamado urgência no avanço das obras do aeroporto complementar do Montijo – que aguarda agora a resposta da ANA à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre as medidas de mitigação de impacto ambiental – de forma a não comprometer todo o trabalho desenvolvido pelo setor até aqui.

“Os investimentos que se vão começar a fazer poderão reforçar o número de movimentos para o aeroporto já a partir do próximo ano. Este investimento, e ultrapassados os investimentos à volta da capacidade aérea, é muito significativo”, acrescentou Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

Sintra Notícias com TVI24
Fotografia: Sintra Notícias
[Notícia atualizada, 13h29]