Sintra distingue instituições e personalidades com atribuição da Medalha de Mérito Municipal

Sintra assinalou o 25 de abril, com a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal, a inauguração de novos espaço públicos e um concerto de música a recordar algumas das músicas que marcaram o dia da Liberdade, há 45 anos!

Integrado nas comemorações dos 25 anos do 25 de abril, o Município de Sintra distinguiu várias personalidades e instituições do concelho, com a atribuição de Medalhas de Mérito, nas mais diversas áreas de atividade.

Antes e depois do hastear da bandeira, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara de Sintra, tomou a palavra para lembrar o longo caminho que abril teve percorrer, “para que a liberdade se enraizasse e consolidasse”, uma luta que “originou sacrifícios” que foram ultrapassados “e hoje o 25 de abril é a concretização de valores que devem estar na base de qualquer democracia”, disse Basílio Horta.

“Em Sintra tentamos festejar esta data todos os dias, através da saúde, com novos centros de saúde, na educação, com a reparação das nossas escolas, na criação de espaços públicos, ou com politicas de uma maior inclusão. Tudo isto é Abril, não só em palavras, mas em atos”, sublinhou Basílio Horta.

  • EPAV – Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos – Grau Bronze – Na Classe de Educação
  • Moto Clube do Mucifal – Grau Bronze – Na Classe de Desporto
  • Intendente Hugo Palma (PSP) – Grau Prata – Na Classe de Segurança Pública
  • Associação Reformados e Idosos D. Maria Grau Prata – Na Classe de Ação Social e Saúde
  • Associação Reformados e Idosos de Lourel – Grau Prata – Na Classe de Ação Social e Saúde
  • Centro Educativo, Desportivo, Cultural e Recreativo das Azenhas do Mar – Grau Prata – Na Classe de Cultura e Desporto
  • União Mucifalense – Sociedade Desportiva e Recreativa – Grau Prata – Na Classe de Desporto
  • Adega Jacinto Lopes Baeta, Filhos, Lda – Grau Ouro – Na Classe de Empresas
  • Centro Social e Paroquial de Colares – Grau Ouro – Na Classe de Ação Social e Saúde
  • Sport União Colarense – Grau Ouro – Na Classe de Desporto
  • Tuna Euterpe União Penedense – Grau Ouro– Na Classe de Cultura

Após esta cerimónia, os claustros dos Paços do Concelho abriram portas para receber a exposição de fotografia “Como eu te vejo… Sintra”, de Luís Rodrigues.

O final da manhã ficou marcado ainda, pela abertura ao público do primeiro troço do Eixo Verde e Azul, em Monte Abraão. Integrado num percurso de 4,5 quilómetros, este troço contempla um anfiteatro (junto à estação da CP de Queluz/Belas).

Durante a tarde, foi a vez do Pavilhão Polidesportivo de Fitares, na Rinchoa, e o Parque Linear da Ribeira da Laje, que liga Mem Martins e Rio de Mouro, serem abertos ao público.

Na Serra das Minas, foi aberto ao público o Parque Linear da Ribeira da Laje, ao longo da ribeira entre Algueirão/Mem Martins e o Parque Urbano da Serra de Minas, conectando Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares, criando assim um reforço das centralidades urbanas.

As celebrações terminaram no Terreiro Rainha Dona Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra, com o Concerto da Liberdade, realizado por Fernando Pereira e convidados, caso de Rogério Charraz, Sebastião Antunes e Joana Amendoeira.

Os concertos de música ao vivo regressaram ao terreiro do Palácio da Vila de Sintra, com os Real Companhia, de Fernando Pereira, a recordar algumas das músicas que marcaram o dia da Liberdade há 45 anos.

Fotos DR CMS