Já foi inaugurado o novo Polidesportivo de Fitares, na Rinchoa, intervenção longa que teve como objetivo criar todas as condições adequadas à prática desportiva, com a colocação de uma nova cobertura, dotando o equipamento de boas condições de a realização de desportivas diurnas e noturnas, durante todo o ano.

A iniciativa que contou com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e do presidente da Junta de Freguesia, Bruno Parreira, foi integrada nas comemorações dos 45 anos do 25 de abril, e encheu o Polidesportivo, sobretudo de de jovens, que nas mais diversas modaliddaes desportivas e em representação de Associações, Clubes Recreativos e Desportivos da freguesia, tiveram a oportunidade de apresentar algumas das modalidades praticadas.

“Nós somos um concelho muito jovem e tirar os jovens da rua, dando-lhes uma ocupação através do desporto é uma forma de os ocupar e fazer inclusão”, sublinhou na ocasião, Basílio Horta, que não escondeu o seu regozijo e alguma emoção com a presença ativa e participada de jovens da freguesia: “Depois de Ouressa [Mem Martins] abrimos agora o polidesportivo de Fitares, um grande pavilhão desportivo e fiquei emocionado em ver tanta juventude a usar aquilo que é seu por direito”.

Mais tarde, já na Serra das Minas, que inaugurou o Parque Linear da Ribeira da Laje, o presidente da Câmara de Sintra, pensativo e em declarações aos jornalistas, voltou a falar do polidesportivo, para deixar uma última reflexão: “A exclusão é um campo fértil para o radicalismo e nós aqui em Sintra, não queremos isso. Queremos conviver, viver em paz e em progresso. Estou muito orgulhoso”.

As obras foram realizadas em conjunto com a Junta de Freguesia de Rio de Mouro, e vêm reforçar a prática desportiva em diferentes modalidades e promover atividades de desenvolvimento e formação, “uma mais valia para a freguesia”, nas palavras de Bruno Parreira, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

O polidesprotivo de Fitares, permite praticar diversas modalidades desportivas, desde o futsal, basquetebol e voleibol, num espaço amplo e coberto.

Recorde-se, a intervenção implicou um investimento da autarquia na ordem dos 150 mil euros, e teve como principal dotar o equipamento de condições adequadas à prática desportiva.

  • Fotografias: Sintra Notícias