Parque Linear da Ribeira da Laje abre ao público na Serra das Minas

Parque Linear da Ribeira da Laje abriu ao publico | Corredor verde liga as freguesias urbanas de Rio de Mouro e Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra

Na Serra das Minas, foi aberto ao público, o Parque Linear da Ribeira da Laje, com uma área total de intervenção de 13,5 hectares, que liga as freguesias de Rio de Mouro e Algueirão Mem Martins, e que representou um investimento superior a dois milhões de euros, com verbas da autarquia e no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A sua requalificação tem como propósito a valorização paisagística e ambiental da Ribeira da Lage e suas margens, criando um reforço das centralidades urbanas, com percurso pedonal e ciclável, equipamentos para desporto, zonas de estadia e valorização das existentes.

“A melhoria da qualidade de vida é um dos grandes objetivos de abril e estamos a cumprir”, notou Basílio Horta ao SINTRA NOTÍCIAS, ao mesmo tempo que era ‘travado’ por municipes para um cumprimento mais próximo ou para dois dedos de conversa de circuntância, sobre as mais diversas questões, já ao final da tarde, com um sol reconfortante, feriado nacional, comemorativo dos 45 anos do 25 de abril.

“O nosso lucro é a alegria da população em usufruir destes espaços públicos”, ia explicando o presidente da Câmara de Sintra. “Sentimos a necessidade de requalificar esta zona com bastantes prédios e de criar um espaço de lazer. Isto é serviço público, devolver qualidade de vida à nossa população”, reforçou Basílio Horta.

Acompanhado pelos presidentes de Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Bruno Parreira e de Algueirão Mem Martins, Valter Januário, o presidente da Câmara de Sintra assistiu à atuação da Banda Filarmónica São Bento de Massamá “Filarmoniartes”, que apadrinhou o anfiteatro ar livre, no Parque Urbano da Serra das Minas.

“A melhoria da qualidade de vida é um dos grandes objetivos de abril e estamos a cumprir” — Basílio Horta

Recorde-se, a requalificação e valorização paisagística e ambiental da Ribeira da Laje, a construção deste parque linear, cria um corredor verde entre estas duas freguesias urbanas do concelho, ao mesmo tempo que promove a qualificação dos espaços públicos e zonas verdes.

Esta intervenção, – com obras ainda a decorrer, nas Mercês e de conclusão de projeto na zona do Colégio D.Afonso V, em Mem Martins, – vai possibilitar o reforço das centralidades urbanas, com espaços públicos e de lazer, passeios e arruamentos e estacionamento automóvel, permitindo uma rede de circulação pedonal e ciclável da Área de Reabilitação Urbana.

A requalificação da Ribeira da Lage, entre o colégio D. Afonso V em Mem Martins e o Parque Urbano da Serra das Minas em Rio de Mouro, tem uma extensão de 2,3 quilómetros e uma área de intervenção de 13,5 hectares.