Basílio Horta reforça “confiança” em todos os trabalhadores dos SMAS de Sintra

O presidente da Câmara de Sintra deixou palavras de apoio aos SMAS de Sintra

Basílio Horta manifestou esta sexta-feira o “apoio” a “todos os trabalhadores” dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, e em particular com os da recolha de resíduos urbanos. O presidente da Câmara garantiu que os problemas, originados pelo grande aumento na deposição de lixo nas últimas semanas, estão a ser resolvidos, com a “admissão de pessoal” e “renovação da frota”, já no início do próximo ano.

O presidente da Câmara aproveitou o aniversário da casa de pessoal do SMAS de Sintra, assinalado no refeitório da instituição, para sublinhar que continua a defender a decisão, tomada em 2016, do serviço público assumir a totalidade do sistema de recolha de resíduos urbanos. “Não recuo um palmo na decisão” de ter rescindido com a empresa privada, afirmou o autarca. “Há quem pense que fizemos uma má opção em acabar com os privados e dar essa competência aos SMAS de Sintra. Estão com saudades dos 11 milhões de euros de prejuízo que essa opção originava, estão com saudades do que havia, e neste momento não há”, desabafou, em tom de ironia, o autarca.

Basílio Horta reforçou esta ideia durante toda a intervenção, afirmando para tirarem “o cavalinho da chuva” porque esses erros não se vão repetir. O autarca lembrou ainda que, “temos um grande trabalho pela frente e vamos fazê-lo e mostrar que, quando o Estado se empenha, faz tão bem ou melhor do que os privados”.

O autarca considerou ainda que, quando o serviço público assume responsabilidade tem “uma enorme capacidade para garantir o bem-estar e a qualidade de vida para todos. É isso que honra o nosso trabalho”, sublinhou o presidente da Câmara, reafirmando a “confiança” da autarquia no trabalho do saneamento, distribuição de água e recolha de resíduos que os SMAS de Sintra assume no concelho.

 

SINTRA INVESTE NA RECOLHA DE RESÍDUOS

O município de Sintra vai ter uma nova frota de veículos de recolha de resíduos urbanos já no início do próximo ano. O SINTRA NOTÍCIA avançou, no final de agosto, que a renovação da frota implicou um investimento de 25 milhões de euros repartidos ao longo dos próximos 8 anos.

Deposição de entulho ilegal tem sido um dos problemas no município de Sintra

Na altura o presidente da Câmara Municipal de Sintra anunciou as novas medidas para enfrentar o aumento da quantidade de lixo produzido no concelho e a deposição ilegal de entulho e “monos”.

Aumento da fiscalização, campanhas de sensibilização, reforço e transferência de competências na recolha de “monos” e verdes para as juntas de freguesia e uma nova frota de veículos pesados para a recolha dos resíduos urbanos, estavam entre as medidas anunciadas.

“Toda a frota de recolha de resíduos urbanos vai ser renovada com novos camiões, são mais de 40 veículos que substituem camiões, alguns deles, com mais de 20 anos”, revelou Basílio Horta. “A nova frota entra ao serviço em janeiro de 2019, num investimento repartido ao longo dos próximos 8 anos de cerca de 25 milhões de euros”, sublinhava o autarca. Os SMAS de Sintra estão também a contratar mais trabalhadores de forma a aumentar a capacidade operacional da recolha, sublinhou o presidente da Câmara.