Basílio Horta defende “praia urbana” em Casal de Cambra

A lagoa artificial, no Parque Urbano 25 de abril, secou e que carece de obras de requalificação e impermeabilização. O local foi visitado pelo presidente da Câmara

Basílio Horta destacou a importância da valência “praia urbana” naquele espaço público, bem como a “requalificação de toda a área envolvente”

O Parque Urbano, 25 de abril, na Vila de Casal de Cambra, foi ponto de partida e de chegada da iniciativa, “Presidência Aberta” do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta à freguesia, liderada por Mário Santos (PS).

O Parque Urbano com cerca de cinco hectares e amplos espaços relvados e zonas de recreio para usufruto da população, é uma espécie de ponto de encontro de todas as gerações, onde funciona também a sede da Junta de Freguesia, o centro de dia local, campos polidesportivos e o pavilhão municipal de Casal de Cambra. Mas não só!

Ali ao lado, desperta a atenção a lagoa artificial, que se encontra encerrada e que carece de obras de requalificação. Foi o primeiro local a ser visitado. “Ao longo dos anos têm sido feitas algumas intervenções, mas há problemas ao nível do sistema de permeabilização”, explicaram os técnicos. Além da resolução desta questão, Basílio Horta destacou a  importância da valência “praia urbana” naquele espaço público, bem como a “requalificação de toda a área envolvente”, que engloba o recém criado Parque de Merendas e Parque Canino, obras aliás, ”já concluídas”, anunciou, com regozijo, Mário Santos, presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra.

De seguida, Basílio Horta visitou demoradamente as instalações da PSP, e confirmou que a esquadra não dispõe de qualquer veículo motorizado para as diligências diárias. “Já disponibilizamos verba para dotar esta e outras esquadras do concelho de Sintra de veículos, inclusive com assistência por 10 anos e ainda não obtivemos qualquer resposta”, lamenta e estranha o presidente da Câmara, acreditando que até final do mês, o caso merecerá a atenção da Administração Central.

Já no terreno do antigo parque da GNR, o edil anunciou a disponibilidade da autarquia, para a construção, naquele local, de um parque lazer. “Não vai ser feito de uma só vez, mas ao longo do tempo”, disse Basílio Horta, acreditando que até final do ano haverá projecto, para 1 milhão de euros de investimento.

A necessidade de criação de um espaço para instalação de um Parque Industrial, foi outra uma questão sublinhada pelo presidente da Câmara. “Os empresários precisam de espaço para funcionar e alargar as suas instalações”, notou Basílio Horta, que aproveitou a ocasião para visitar um terreno municipal, “bem localizado”, à entrada da freguesia, para essa função.

Na sequência, a empresa Azulcer, que produz revestimento cerâmico, industrial ou artesanal “em qualquer cor e formato”, foi visitada. “A Azulcer nasceu, unindo o saber e a dedicação de uma equipa com vários anos de experiência na área da cerâmica” explicou o seu responsável, adiantando que a empresa labora na área da cerâmica artesanal portuguesa, utilizando as matérias-primas e as técnicas tradicionais, com “resultados positivos” no mercado e aumento da faturação.

Tempo ainda para a visita à EB nº2 de Casal de Cambra, com obras de requalificação e reabilitação a decorrer, nomeadamente, novas instalações sanitárias e pintura no pavilhão polivalente, – tarefas que têm merecido a ajuda dos pais. Contudo, o objectivo principal, está no exterior, na reabilitação de todo o edifício escolar e a substituição das chapas de fibrocimento por uma nova cobertura, amiga do ambiente. O investimento total das obras, ronda os 320 mil euros.

A “requalificação” da Praceta das Comunidades e do Bairro do Bairro, “as obras concluídas”, no parque Infantil e Largo da Ermida, e uma visita demorada às instalações do projeto INOVAR “3E” – “E6G” em Casal de Cambra, onde o projeto desenvolve as suas atividades, foram outros pontos de passagem da “Presidência Aberta” de Basílio Horta que terminou o dia, ouvindo os anseios e sugestões das “forças Vivas” no auditório da freguesia de Casal de Cambra.