Basílio Horta alertou o Governo, este domingo, para o atraso no início da construção do novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra falava no aniversário da secção do Partido Socialista de Queluz onde sublinhava os investimentos do município na área da Saúde. “Temos aqui em Queluz um novo centro de saúde, uma necessidade de décadas que assumimos como compromisso e cumprimos”, afirmou o autarca.

Aniversário da secção de Queluz do PS reuniu 120 militantes e simpatizantes do PS

“Temos neste momento mais três centros de saúde em construção e, só não temos quatro porque ainda não foi publicada pelo Governo a portaria de extensão de encargos”, revelou o autarca. Basílio Horta lembrou que a Câmara de Sintra lançou o concurso público, de cerca de 4 milhões de euros, desta empreitada e podia começar a obra de imediato, no entanto está aguardar, há vários meses, a publicação desta portaria para poder iniciar a obra que considera ser “uma das mais importantes no nosso município”. “Temos tudo pronto para começar a construção, mas o processo está parado no Tribunal de Contas porque falta essa portaria”, alertou o autarca.

Entre os presentes na sala estava Vitalino Canas, deputado eleito pelo PS na Assembleia da República.

Projeto da Câmara de Sintra para a construção do novo Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins

O novo centro de Algueirão-Mem Martins terá quatro unidades de saúde familiar independentes que vão servir cerca de 62 mil pessoas, tornando-o um dos maiores do país. As quatro unidades serão compostas por 32 gabinetes de consulta e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento num investimento de cerca de 4 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Sintra é responsável pela execução da obra, ofereceu o terreno e avançou com a demolição dos edifícios, para além de financiar 30% da totalidade do investimento. O Governo financia os restantes 70%, estando a verba já prevista no orçamento de Estado.