“Períodos de chuva e aguaceiros” até terça-feira

Imagem | EUMETSAT/IPMA

As temperaturas do ar em Portugal Continental vão cair entre seis e 13 graus a partir desta segunda-feira, revelam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A queda será mais acentuada em Santarém, com uma descida de 18 graus (de 38 para 20), em Braga e Viseu, com uma descida de 13 graus, e em Coimbra, Setúbal e Viana do Castelo, com menos 12 graus.

A chuva vai regressar a partir de hoje devido em parte à passagem do furacão Ophelia ao largo de Portugal Continental, adiantou à Lusa a meteorologista Maria João Frada, do IPMA.

O IPMA já colocou para hoje, todos os distritos do Continente em alerta amarelo, devido à ocorrência de “períodos de chuva ou aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada”.

Segundo Maria João Frada, esta passagem do Ophelia vai “abrir a porta” para uma mudança no estado do tempo. “Na segunda e na terça-feira a previsão é de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, mas no resto da semana ainda é cedo para dizer, mas pode não ser o mesmo cenário”.