Força Aérea avalia e certifica capacidade operacional em exercício

Exercício Real Thaw 2017 de 5 a 17 de março, em Beja

A Força Aérea Portuguesa vai realizar, entre os dias 5 e 17 de março, o exercício anual “REAL THAW 2017” (RT17), sediado na Base Aérea 11, em Beja.

Sendo o exercício anual da Força Aérea, o RT17 tem por finalidade avaliar e certificar a capacidade operacional, proporcionando treino, qualificação e aprontamento às várias unidades, perspetivando uma possível projeção de forças para um Teatro de Operação.

A edição deste ano envolve, além da Força Aérea, da Marinha e do Exército de Portugal, a participação de forças da Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos da América, Espanha, França, Holanda e meios aéreos da NATO.

É importante para Portugal, receber um exercício tático com esta envergadura que possa ser apelativo à participação de forças aéreas aliadas e parceiras, visando desta forma, dar resposta a duas necessidades: por um lado, cumprir com os objetivos de treino operacional de todas as esquadras participantes, e, por outro, desenvolver e integrar tarefas conjuntas de interoperabilidade tanto no ar como no solo, entre as unidades multinacionais.

Serão realizadas missões em horário diurno e noturno, mas foi contemplado, desde o planeamento inicial, um cuidado especial com o impacto do ruído e incómodo, que possa eventualmente ser causado às populações onde irão decorrer as operações, nomeadamente, nas regiões do interior Centro/Norte, Lisboa e Alentejo.