Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, foi eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa (AML), em reunião realizada esta quinta-feira. O autarca, que já tinha assumido a presidência do Conselho Metropolitano de Lisboa entre 2015 e 2017, sucede no cargo à autarca Carla Tavares, eleita eurodeputada.

“A capacidade de afirmação de Portugal depende, em muitas áreas, do investimento público, planeamento e da gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental da Área Metropolitana de Lisboa. É uma responsabilidade que volto assumir, com a noção clara do potencial dos nossos 18 municípios”, refere Basílio Horta, na sua página

Na reunião, foram também eleitos como vice-presidentes para o mandato 2021-2025, o vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Luís, e a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros.

A comissão Executiva da AML não sofreu mudanças e mantém Carlos Humberto (CDU) como primeiro secretário metropolitano e Irene Veloso, Filipe Ferreira, Emanuel Costa e Carla Lopes como secretários metropolitanos.

Recorde-se, o Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da Área Metropolitana de Lisboa (AML), constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana.

Fazem parte da AML os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.