A União das Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra, foi uma das 59 autarquias, de norte a sul do país, que recebem o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais
No total, os membros do júri da iniciativa Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, do Movimento Cuidar dos Cuidadores, analisou 66 projetos de autarquias locais. Destes, foram reconhecidos projetos de 59 autarquias que, de acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos, sendo-lhes, por isso, atribuído um Selo de Mérito.
Albufeira, Almada, Almagreira, Amadora, Amarante, Arruda dos Vinhos, Cabeceiras de Basto, Cantanhede, Caniço, Carriço, Castelo Branco, Celorico da Beira, Cinfães, Coruche, Cuba, Espinho, Évora, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Ílhavo, Loures, Louriçal, Lousada, Machico, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Miranda do Corvo, Mirandela, Montalegre, Moura, Nelas, Odemira, Oeiras, Ourém, Ovar, Paredes, Penafiel, Pombal, Portimão, Porto, Póvoa de Lanhoso, Queluz e Belas, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santiago do Cacém, São Pedro Fins, Sesimbra, Tavira, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde, Vouzela, foram as autarquias vencedoras deste projeto.
Em Queluz e Belas, uma freguesia com mais de 8 mil idosos e com número significativo de cuidadores informais, a atenção dirigida para a melhoria das condições de vida deste segmento da população tem sido foco de ação.
Neste sentido, foi lançado em 2019 um programa destinado a cuidadores informais que se realiza através de sessões de esclarecimento, de caráter gratuito. Estas sessões visam a passagem de informação e partilha acerca de temáticas consideradas importantes, quando falamos de cuidados a terceiros e que podem facilitar a vida diária dos cuidadores.
Este projeto tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
O júri foi composto por membros do Movimento, nomeadamente: Catarina Alvarez, em representação da Alzheimer Portugal, Celeste Campinho, Presidente da Associação das Doenças da Tiróide, Margarida Costa, em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Palmira Martins, em representação da RD Portugal e Vítor Neves, Presidente da EuropaColon.
[em atualização]
Fotografia: União das Freguesias de Queluz e Belas