Há novas exposições de fotografia e desenho que podem ser visitadas gratuitamente a partir de dia 19 de janeiro, no Museu das Artes de Sintra (MU.SA).

“IN LIMBO”, de Carmem Serejo é uma série fotográfica ficcionada sobre uma das mais terríveis emergências humanitárias – o drama dos refugiados em todo o mundo, para conhecer de 19 de janeiro a 25 de fevereiro.

Com base em histórias do terreno, a autora faz de cada uma das imagens uma entrevista fotográfica com o público, propõe uma reflexão sobre cada momento da vida destas crianças, mulheres e homens que, ao serem forçados a fugir do seu país, experienciam a condição de dúvida, indecisão, incerteza.

“IN LIMBO” evidencia algumas características dessas histórias – a solidão, a fé, o medo, a fome, a morte, mas também a esperança que está por trás de cada vida particular.

No início de 2023 o artista plástico Luís Almeida teve a oportunidade de passar seis semanas na residência artística Draw International em Caylus. Foi um período de trabalho intenso onde explorou dar expressão visual às experiências que ia tendo. Foram tempos de solitária introspeção e de um leve despertar interior. Esta exposição, patente também de 19 de janeiro a 25 de fevereiro, reúne desenhos feitos durante a residência.

A exposição “Herbarium. Jardins Criativos” constitui um projeto científico e artístico inovador na área de Reabilitação Psicossocial em Psiquiatria e Saúde Mental. O projeto foi desenvolvido por duas Casas de Saúde do Instituto S. João de Deus (ISJD), a do Telhal (Sintra) e a de Areias de Vilar (Barcelos), em parceria com o Museu São João de Deus – Psiquiatria e História, em pleno período pandémico. A exposição está patente de 19 de janeiro a 3 de março.

De relembrar que o MU.SA – Museu das Artes de Sintra integrou este ano a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e que a entrada em todos os museus municipais de Sintra é gratuita para todos os visitantes.

Fotografia: MU.SA