Sensibilização ambiental da Tratolixo envolve oito mil pessoas

“Informar, alertar e sensibilizar” a comunidade educativa e famílias para as questões ambientais e de sustentabilidade são os objetivos das várias ações de sensibilização promovidas pela Tratolixo nas escolas dos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra.

No último ano, foram desenvolvidas pela empresa ações de sensibilização ambiental em várias escolas dos quatro concelhos, que abrangeram um total de 1979 alunos de vários graus de ensino, nomeadamente pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclo e ensino superior. 

“Estas ações de sensibilização ambiental são muito importantes, pois permitem-nos prosseguir a nossa missão de despertar o interesse das crianças e dos jovens para a importância da economia circular e da sustentabilidade ambienta”, disse ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da Tratolixo, que espera “aumentar em 2024 o número de ações de sensibilização nas escolas dos quatro concelhos abrangidos pela Tratolixo e assim envolver cada vez mais a comunidade escolar”. 

Com estas ações junto do público estudantil, a Tratolixo pretende complementar o currículo escolar com atividades práticas de educação ambiental e contribuir para o aumento da taxa da separação de resíduos e divulgar a missão e atividade da empresa.

Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da Tratolixo

“Estas ações de sensibilização ambiental são muito importantes, pois permitem-nos prosseguir a nossa missão de despertar o interesse das crianças e dos jovens para a importância da economia circular e da sustentabilidade ambienta” — Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da Tratolixo

As ações de sensibilização nas escolas são realizadas com recurso a vídeos e/ou jogos didáticos, onde são abordados diferentes temas sobre a problemática dos resíduos, nomeadamente, que tipo de resíduos recebe a Tratolixo; o ciclo dos resíduos; conhecer os 5 R’s; regras da separação e formas de valorização dos resíduos ou como poupar recursos naturais do planeta.

Também os professores destacam a importância das ações de sensibilização ambiental. Joana Salazar, docente da EB 2, 3 Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra, considera serem “extremamente pertinente. Tivemos alunos que não faziam ideia da quantidade de lixo que produzimos diariamente e da quantidade de aterros que existe no nosso país e ficaram bastante impressionados e sensibilizados”.

Também Edite Silveira, docente da EB1 de Montelavar destaca a relevância da ação, considerando “uma mais-valia para o desenvolvimento dos alunos, esclarecendo algumas dúvidas e promovendo melhores hábitos na reciclagem”.

Para além das escolas, a empresa esteve também presente em eventos de educação ambiental promovidos pelos municípios, sensibilizando cerca de 5.500 visitantes.

Em 2023 a empresa recebeu nos seus Ecoparques (Trajouce e Abrunheira) cerca de 400 pessoas, no âmbito de visitas de estudo, visitas técnicas e institucionais. Nestes circuitos das visitas são dados a conhecer os ciclos de vida dos materiais, esclarecendo a relação entre o consumo, a produção de resíduos, seu destino e consequências ambientais.