O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu, na passada quinta-feira, o Fórum da Biodiversidade do Parque Natural de Sintra-Cascais subordinado ao tema “Onde a Natureza e Cultura coabitam em harmonia”.

O evento, organizado pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, alia o 42 º aniversário do Parque Natural Sintra-Cascais e o Dia da Floresta Autóctone. Com o objetivo de divulgar as boas práticas a favor da biodiversidade este fórum trouxe a debate projetos de investigação e monotorização e de diversas atividades distinguidas como exemplo de promoção de uma cidadania ambiental ativa. 

Ao longo do dia, os participantes ficaram a saber mais sobre temas que orientam a atividade do Parque Natural, como o restauro e valorização de habitats de espécies prioritárias, a monitorização de mamíferos carnívoros e a preservação da flora e vegetação, assim como a monotorização e conservação dos peixes de água doce nativos e a riqueza da geodiversidade do parque.

Foram também apresentados projetos que se encontram em curso, abraçados pela autarquia, como o Life LxAquila, o Peixes Nativos, Restauro Ecológico do Vale da Adraga ou o Kids Dive. Destaca-se o projeto da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário – Sintra, Mafra e Cascais, impulsionado pela autarquia de Sintra, que pretende unir esforços levando a que o Oceano seja mais azul. 

O fórum encerrou com a apresentação de projetos desenvolvidos em contexto escolar como o “Trilho à Descoberta da Natureza”, desenvolvido por alunos da Escola D. Fernando II, em Sintra e o “Charco com vida” levado a cabo pela Escola D. Pedro IV, em Monte Abrão. Ambos os projetos apresentam-se como veículos de educação ambiental nas escolas de Sintra. 

Fotografia: DR PSML – EMIGUS