Estão em curso as obras de requalificação da centralidade de Covas, na freguesia de Rio de Mouro, num investimento global do município de Sintra na ordem dos 750 mil euros. Os trabalhos a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), que ascendem a 315 mil euros, assentam na renovação das infraestruturas de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais domésticas e substituição de contentorização de recolha de resíduos urbanos.

Inserida nas intervenções municipais programadas no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho, a intervenção na centralidade da localidade de Covas visa a melhoria do espaço público, com o objetivo de reforçar “as características singulares” de uma zona predominantemente rural.

Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintro de visitas às obras acompanho por equipa técnica

Numa empreitada conjunta da Câmara Municipal de Sintra e dos SMAS de Sintra, a aposta passa, segundo o projeto de execução, “pela criação de condições de espaço público para que se volte a estabelecer o espírito de vizinhança entre os moradores, privilegiando-se a circulação pedonal e outros modos de circulação suave”, a par da implementação de equipamentos de mobiliário urbano que possibilitem o convívio e o lazer por parte da população.

A anteceder a requalificação do espaço público, os SMAS de Sintra estão a proceder à reabilitação da rede de abastecimento de água, no sentido de melhorar a eficiência do sistema de distribuição, e à remodelação da rede de águas residuais domésticas e pluviais, aumentando a capacidade de drenagem, a par da renovação de contentorização de recolha de resíduos urbanos, neste caso na Rua das Flores e na Rua dos Girassóis, incluindo a construção de cais para os contentores.

A intervenção vai proporcionar a existência de arruamentos de carácter partilhado entre veículos e peões, com a introdução de sentidos únicos de modo a minimizar os eventuais conflitos, sendo alterado ainda os pavimentos, visando aumentar o conforto e a segurança da circulação pedonal.

Os trabalhos vão incluir a recuperação de parte da Rua dos Malmequeres, de modo a reduzir os becos e situações de constrangimento. A área de intervenção será pontuada com espaços de estadia, bancos e resguardos, para fomentar o convívio da população local.