Magia de Sintra ao Luar e na companhia dos pirilampos

Palácio de Monserrate, em Sintra | Foto: EMIGUS

Até ao final do mês de maio, em Monserrate, é possível descobrir com as novas atividades noturnas na companhia mágica dos pirilampos e a explorar a vida animal que desperta à luz do luar na Tapada.

Nesta altura do ano, os pirilampos contribuem para adensar a magia das noites sintrenses, dançando por entre as árvores com as suas luzes cintilantes e no dia 17 de maio, às 20h35, no Parque e na Tapada de Monserrate, a Parques de Sintra promove um passeio conduzido por Gonçalo Figueira, investigador na área da bioluminescência, que permitirá não apenas observá-los de perto, mas também conhecer factos interessantes e curiosidades sobre estas pequenas criaturas misteriosas.

A noite de 24 de maio, às 20h05, será, igualmente, especial com a atividade “Sintra ao Luar” que arranca um pouco antes do pôr-do-sol, quando os animais de hábitos noturnos começam a despertar. Acompanhados pelo biólogo Mário Carmo, os participantes são desafiados a penetrar neste mundo secreto e a descobrir a sua importância ecológica.

Durante o passeio, poderão admirar borboletas noturnas, com recurso a uma inofensiva armadilha luminosa, experimentar a deteção acústica de morcegos e aves de rapina e escutar coros de anfíbios, em silêncio.

Foto: PSML