“Compostagem vai à escola” com apoio dos SMAS de Sintra

O concurso “Compostagem vai à Escola”, promovido no âmbito do Projeto SMILE (Sintra Motion & Innovation for Low Emissions), promoveu o reaproveitamento dos resíduos orgânicos resultantes da confeção de refeições na Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, no Bairro da Tabaqueira, permitindo a 253 alunos passarem à prática os conhecimentos ao nível da compostagem.

A dinamização envolveu 11 turmas e contou com o apoio dos SMAS de Sintra, que cederam quatro compostores adicionais aos 10 adquiridos para o projeto. A entrega de prémios desta primeira edição, que decorreu recentemente, distinguiu as turmas mais empenhadas, num total de 67 jovens dos 5.º e 6.º anos.

O concurso abrangeu ainda a elaboração de guia de compostagem e envolveu, para além da escola sede do Agrupamento Alfredo da Silva, o Jardim-Escola João de Deus e o lar do Centro Social de Reformados e Idosos de Albarraque.

Os SMAS de Sintra já desenvolvem, há alguns anos, o projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar”, que já atribuiu cerca de 900 compostores domésticos e prepara-se para, a curto/médio prazo, entregar mais 600 equipamentos.

Entregas de Prémios

Ações de formação

A iniciativa contemplou a realização de quatro ações de formação, direcionadas para a compostagem, mas também para a Economia Circular, uso eficiente de recursos, redução do desperdício alimentar e sustentabilidade ambiental. A quantidade e qualidade do composto foram avaliadas e critério de atribuição dos prémios simbólicos que distinguiram três turmas: 6.ºB (1.º), 6.ºC (2.º) e 5.ºD (3.º).

Na cerimónia de atribuição de prémios e certificados de participação, o diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, congratulou-se com o desenvolvimento da iniciativa, de fomento da compostagem, “porque todos os processos de reaproveitamento de resíduos são fundamentais”.

Os SMAS de Sintra já desenvolvem, há alguns anos, o projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar”, que já atribuiu cerca de 900 compostores domésticos e prepara-se para, a curto/médio prazo, entregar mais 600 equipamentos. No âmbito de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, frisou Carlos Vieira, vai avançar, também, a criação de seis ilhas de compostagem urbana e a disponibilização de 20 compostores comunitários. Este responsável aproveitou ainda a ocasião para divulgar o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Dia Mundial do Ambiente, no Centro Comercial Alegro Sintra

Projeto SMILE

O Projeto SMILE (Sintra Motion & Innovation for Slow Emissions) resulta de um consórcio liderado pela Fundação Aga Khan, em parceria com a Câmara de Sintra, a DST Solar, Innovation Point, Watt-is, Card4b, IrRADIARE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e International Development Norway Association, que visa promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, criando um laboratório vivo de descarbonização no Bairro da Tabaqueira para mitigação de emissões de carbono.

Esta iniciativa visa a  implementação de melhorias significativas neste aglomerado urbano da freguesia de Rio de Mouro no âmbito da utilização de fontes renováveis de energia elétrica nos edifícios, mobilidade urbana sustentável e práticas de Economia Circular.

Em representação da Câmara de Sintra na entrega de prémios do concurso, esteve presente Pedro Flores, coordenador do Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética.