A Mercadona, empresa de supermercados, abriu esta manhã de sexta-feira, 7 de julho, o primeiro supermercado no concelho de Sintra, em Massamá, na Rua Direita de Massamá.

A abertura desta loja reflete a aposta da empresa no seu plano de expansão em Portugal, onde a empresa conta, a partir de hoje, com um total de 42 lojas.

O novo supermercado em Massamá, criou 90 novos postos de trabalho, estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia, contribuindo para a criação de emprego local, sublinhou Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Centro-Sul de Portugal e Associações de Consumidores, no decorrer de uma visita guiada, que contou com a presença do Vereador Domingos Quintas, em representação do Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

À semelhança dos outros supermercados, também este dispõe de uma área de vendas de 1.900 m2 divididos entre as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar para casa ou aquecer e comer na zona de mesas existente no supermercado.

“Estamos muito satisfeitos com a abertura desta loja em Massamá, a primeira da Mercadona no concelho de Sintra. Com uma localização central e privilegiada, neste supermercado os nossos Chefes (Clientes) poderão encontrar um sortido diferenciador com a máxima qualidade” — Ana Carreto

Esta loja conta com 190 lugares de estacionamento e dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica.

“Estamos muito satisfeitos com a abertura desta loja em Massamá, a primeira da Mercadona no concelho de Sintra. Com uma localização central e privilegiada, neste supermercado os nossos Chefes (Clientes) poderão encontrar um sortido diferenciador com a máxima qualidade. Esperamos que os nossos novos “Chefes” encontrem aqui o seu supermercado de confiança”, disse Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Centro-Sul de Portugal e Associações de Consumidores.

“É objetivo da autarquia fomentar a competitividade territorial e a capacidade de atrair novos investimentos, por via do gabinete de apoio empresarial, criado para o efeito, dotando o município de instrumentos de apoio ao desenvolvimento económico” — Domingos Quintas

“A Câmara de Sintra continua a apostar na atração de investimento para o concelho de forma a permitir a criação de mais emprego direto e indireto e fortemente empenhada em criar um ambiente propício ao desenvolvimento económico e ao investimento, reforçando a proximidade que o município mantém junto das empresas e dos empresários do concelho”, referiu o vereador Domingos Quintas, sublinhando que “é objetivo da autarquia fomentar a competitividade territorial e a capacidade de atrair novos investimentos, por via do gabinete de apoio empresarial, criado para o efeito, dotando o município de instrumentos de apoio ao desenvolvimento económico.”

Inauguração da loja Mercadona em Massamá, contou com a presença de executivo da CM de Sintra, da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, e responsáveis da Mercadona, na loja de Massamá

Todas as novas lojas da Mercadona  são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de sumos refrigerados, mural de sushi, charcutaria com presunto cortado à faca e embalado no momento e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.

A Mercadona aposta nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja, em Massamá, onde existem 503 painéis solares com capacidade para produzir 200 kW. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa poupa aproximadamente 20% de energia elétrica anualmente.

De referir que no âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este supermercado doará diariamente, bens de primeira necessidade ao Centro Social da Sagrada Família, uma instituição com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.

Carlos Eduardo Luís da Silva, da Direção do Centro Social da Sagrada Família e Ana Carreto, da Mercadona, na assinatura do acordo de colaboração

Mercadona em Portugal

A empresa abriu o primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, e, atualmente, conta com 42 lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria, Lisboa e Coimbra.

Com a abertura de 10 lojas em 2022, a empresa atingiu um volume de vendas de 737 milhões de euros e contribuiu com 93 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 3.500 colaboradores e um investimento de 140 milhões de euros.

Com o objetivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, a Mercadona aumentou, em 2022, as suas doações a entidades de cariz social, tendo chegado a mais de 70 instituições com um total de 1.900 toneladas de bens essenciais entregues nos distritos onde está presente.

A empresa continua a contratar e todas as ofertas de emprego podem ser consultadas no Portal de Emprego