O Município de Sintra atribui esta manhã de quinta-feira, 29 de junho, feriado municipal a “Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata” ao ISCTE-Sintra, representado pela sua Reitora, Maria de Lurdes Rodrigues, no decorrer da cerimónia do Hastear da Bandeira, que decorreu nos Paços do Concelho, em Sintra.

“É um ato singelo mais de grande significado da importância do ensino universitário para um concelho como Sintra”, destacou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, acrescentando que “hoje, o desenvolvimento económico que se pretende cada vez mais inclusivo é baseado no saber, no conhecimento e na modernidade”, sublinhando desta forma a presença do ISCTE no concelho, que “é a garantia que esse objetivo é e está a ser atingido”.

“Medalha de Prata Municipal” ao ISCTE-Sintra, representado pela sua Reitora, Maria de Lurdes Rodrigues

Basílio Horta fez ainda questão de sublinhar que a atribuição da Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata, ao ISCTE de Sintra, tem três destinatários, destacando o “trabalho” da Reitora, Maria de Lurdes Rodrigues; o próprio Instituto pela “decisão clara” de se instalar no concelho e finalmente em memória de “Jorge Coelho, um homem bom que já não está entre nós, mas o seu trabalho permitiu que o ISCTE estivesse em Sintra”, disse Basílio Horta.

O autarca destacando também o “significada e importâncias” da Faculdade de Medicina e a Academia da Força Aérea, como polos universitários importantes, e que se pretende “serem alargados”, acreditando que “é esta ligação da economia à Academia, à Universidade e aos Institutos Politécnicos que nos podemos afirmar e diferenciar mantendo a competitividade e capacidade de manter e atrair novos investimentos e desenvolver o nosso concelho, como merece”.

Durante esta cerimónia, o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, recordou o trabalho que “o executivo tem vindo a realizar e que sempre se pautou por garantir e aprofundar a dignidade e a eficácia baseada no trabalho e nos valores. Regemo-nos sempre pelos valores da transparência, princípio da igualdade, inclusão, participação interna, através da ligação às juntas de freguesia, associações, forças de segurança ou pelo diálogo direto com os cidadãos para conhecermos melhor a realidade dos nossos munícipes, mas também pela participação externa”.

No seu discurso, Basílio Horta referiu ainda os diversos investimentos realizados pela autarquia no setor da saúde, educação, solidariedade e habitação, “setores prioritários e em que a autarquia se mantém atenta e a trabalhar para a constante melhoria da qualidade de vida dos sintrenses”, concluindo que “Sintra já não é mais um dormitório, é um Município com presença, com personalidade forte, que começa a ter um lugar de destaque, que sempre mereceu. Um Município onde vale a pena viver”.

Dia do município

  • O ‘Dia do Município”, que hoje se celebra prossegue durante todo o dia de hoje, com um conjunto de iniciativas e inaugurações no concelho, terminando ao final do Dia com um concerto musical em Seteais. feriado municipal, com a tradicional cerimónia do hastear da bandeira e diversas iniciativas por todo concelho.
  • 11h00 – Visita à obra de requalificação da Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, em Agualva, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra;
  • 12h00 – Inauguração do Parque Linear D. Domingos Jardo, em Agualva;
  • 16h00 – Inauguração do Centro de Saúde de Belas, localizado na antiga escola primária de Belas, um local com história para a freguesia e que agora se apresenta totalmente reabilitado e ampliado;
  • 17h00 – Visita à obra artística de Pedro Oliveira, no Túnel de Ouressa, em Mem Martins;
  • 18h00 – Será inaugurada a exposição “Morphosis”, de Catarina Nunes e Vanessa Barragão, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.
  • 18h00 – As comemorações do Dia do Município encerram às 19h00, nos magníficos Jardins do Palácio de Seteais, com o concerto “Ensemble Tour 23” pelo maestro Rui Massena.