Na tarde deste domingo, 4 de junho, o Parque de Monserrate, em Sintra, abre portas para celebrar o regresso do “Jazz em Monserrate”, que vai decorrer entre 8 e 17 de setembro, com muitas novidades.

Depois do sucesso da primeira edição, a expetativa em relação ao cartaz de 2023 levou a que fosse criado um momento especial para anunciar os concertos deste ano. Assim, será apresentado o programa completo do “Jazz em Monserrate” e para o público em geral, foi preparado um programa que celebra o regresso do evento, – uma espécie de antevisão do que vai acontecer em setembro. 

A partir das 17h30, o público terá entrada livre no Parque de Monserrate, onde poderá conhecer o cartaz do festival e assistir gratuitamente ao concerto do trio Kolme, às 18h00. As entradas serão feitas por ordem de chegada e limitadas à capacidade do espaço.

A apresentação do trio Kolme, composto pelos músicos Ruben Alves (piano), Miguel Amado (contrabaixo) e Carlos Antunes (bateria), será uma espécie de antevisão do que vai acontecer em setembro. O grupo, cujo trabalho de uma década já originou três álbuns, cruza o jazz com a música erudita e o drum n’ bass, surpreendendo o público com atmosferas hipnóticas, ritmos contagiantes e momentos de introspeção.

Trio Kolme, composto pelos músicos Ruben Alves (piano), Miguel Amado (contrabaixo) e Carlos Antunes (bateria)

Depois do sucesso do ano passado, a 2.ª edição do festival vai crescer, com o objetivo de chegar a uma maior diversidade de públicos e de artistas. Durará mais dias, terá mais palcos e irá além da música e dos fins de tarde, continuando a apostar no que o distingue: uma programação sólida e de grande qualidade, que tira partido do diálogo entre música, património e natureza.

Entre concertos − que incluem atuações concebidas especialmente para famílias −, exibição de filmes musicados ao vivo ou “spokenword”, serão, ao todo, 6 dias de festival que contarão com 13 eventos, alguns deles gratuitos, divididos por 3 palcos.

O cartaz envolve 44 artistas de diferentes regiões do país e conjuga nomes consagrados e jovens músicos, fazendo jus ao ADN do jazz, que é, por natureza, encontro de gerações, convívio, experimentação, igualdade e fusão de diferentes formas de expressão artística.

A estas novidades, juntam-se a nova imagem gráfica do festival e o novo site oficial www.jazzemmonserrate.pt, onde, a partir de 4 de junho, já será possível adquirir os bilhetes para a edição deste ano. As entradas serão feitas por ordem de chegada e limitadas à capacidade do espaço.