Museu de Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

O município de Sintra comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala esta terça-feira, 18 de abril, com diversas atividades gratuitas nos seus Museus Municipais.

Sob o tema “Património e Mudança”, desenvolvem-se atividades referentes a questões de salvaguarda, de inovação e compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança, promovendo os monumentos e sítios históricos e valorizando o património, bem como a sua conservação e proteção.

Para assinalar esta data, a autarquia de Sintra preparou um conjunto de iniciativas gratuitas nos seus museus municipais, constituídas visitas guiadas, conferência e jogos, dirigidas ao público escolar e geral. As atividades são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia nos respetivos museus.

Inserido nestas comemorações, o Museu do Ar promove nos dias 18 e 22 de abril, pelas 14h30, e no dia 23 de abril, pelas 10h30, diversas visitas guiadas, que pretendem transportar os visitantes para uma inesquecível história com início há 200 anos.

O ponto de encontro será no Museu do Ar em Sintra, na Granja do Marquês, e a visita tem a duração de 01h30 e cerca de 2,5 Km. Durante a visita serão realizadas várias “escalas”: Palácio da Granja do Marquês, Campanário, Capela de Nossa Senhora do Ar, Pombal e Hangares de Vila Nova da Rainha.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se hoje 18 de abril e pretende celebrar a diversidade patrimonial, bem como a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

PROGRAMA


Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas
Visita guiada à Ponte e Calçada Romanas da Catribana
18 de abril | 10h30
Comunidade Educativa
22 de abril | 10h30
Destinatários: Público em geral

Museu História Natural de Sintra | 14h30
Projeção “Era uma vez… O Homem”
Série animada francesa criada em 1978 por Albert Barilé.
Destinatários: Comunidade educativa
Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 219 238 563/219 238 525 ou email

Museu das Artes de Sintra | 10h30
Visita literária | “Nos corredores do tempo”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Visita encenada tendo por base a exploração da obra de literatura infantil dedicada ao MU.SA intitulada “Nos corredores do tempo”.
Destinatário: Comunidade educativa
Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 6106

Museu Anjos Teixeira | 15h00
À Conversa com: Rogério Timóteo
O renomeado escultor sintrense fará uma palestra sobre a sua experiência enquanto aluno de Pedro Anjos Teixeira
Destinatários: Comunidade educativa
Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 219 238 827

Casa Museu Leal da Câmara | 10h00
Jogo de Orientação
Aventura-te no Jardim da Casa-Museu. Após a visita acontece um jogo de orientação com recurso a mapas e exploração do espaço exterior, nos jardins de buxo geométricos de estilo francês. O jogo é composto por várias atividades de grupo, adivinhas, perguntas, pequenos jogos e desafios que permitem aos jogadores treinar a leitura, a escrita, a interpretação de pistas, a observação de regras, a interação com o grupo, a atenção e o sentido de orientação lógica e prática.
Para sensibilizar os participantes para a necessidade de mudança no comportamento no combate às alterações climáticas todas as peças do jogo são feitas com materiais reciclados.           
Destinatários: Comunidade educativa
Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 8841

Museu Ferreira de Castro | 18h00
Conferência “Ventos de mudança: património, história e ideologia em Pequenos Mundos e Velhas Civilizações, de Ferreira de Castro”, por Ricardo António Alves.
Destinatários: Público em geral
Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 219 238 828