“Torre Amadora” e a “torre Sintra” de azul

O Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, conhecido também por Amadora-Sintra, vai ter as suas duas torres, a Torre Amadora e a Torre Sintra, iluminadas a azul ao longo de todo o mês de abril, de forma a assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.

Na sua página de Facebook, o Hospital recorda que o Laço Azul é o símbolo desta causa, que pretende ser um mês de sensibilização, divulgação e alerta para os maus-tratos a crianças e jovens. “O Laço Azul tem uma origem triste, a cor azul simboliza os hematomas e nódoas negras que ajudaram a sinalizar os primeiros casos de maus-tratos a crianças”, lê-se na publicação.

“O HFF adere de uma forma luminosa a este mês de sensibilização, dando a cor azul ao seu edifício durante a noite, para que todos se lembrem da responsabilidade que têm para com as crianças e jovens quando passarem à noite pelo nosso hospital!”, refere Helena Almeida, médica pediatra e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco (NHACJR) do HFF nas redes sociais da unidade hospitalar.

Além desta iniciativa, ao longo do mês de abril, o Amadora-Sintra irá lançar vários alertas informativos direcionados a utentes, profissionais e comunidade sobre esta problemática a que todos deveremos estar atentos/as.

Se suspeita de situações de potenciais maus-tratos ou de risco a crianças ou jovens, contacte o NHACJR do HFF, através do email: nhacjr@hff.min-saude.pt